Postado por Nathália Brito Silva em 01/04/2020 12:38
Sem dúvidas passamos por momentos incertos durante a quarentena pelo coronavirus e sobre o que vem acontecendo no restante do mundo de maneira geral, não se pode negar. As expectativas para o novo ano começaram sempre altas, tantos sonhos, tantos planos, nem de longe vislumbramos a situação atual. Situação esta que vêm por demais desgastando nossa saúde psicológica. Em épocas de isolamento social, nos vemos necessitados de estarmos longe de pessoas que nos são importantes, vemos algumas pequenas coisas sendo mais valorizadas. Por não termos a disposição sentimos falta de estar presentes com amigos, que antes talvez nem estivessem tão presentes, sentimos falta da caminhada do fim de tarde, o por do sol na praia, a saída com os amigos... Ah são tantas coisas né?
E como já era de se imaginar, toda essa atmosfera de medo e apreensão nos leva a se preocupar também com nosso bem-estar psicológico, e preservar nossa saúde mental durante esse período se torna algo de vital importância.
E para ajudar na nossa saúde mental, é importante:
Basta ligar a TV por uns instantes ou olhar as redes sociais para sermos bombardeados de informações, às vezes distorcidas (Fake News). Tais noticias constantes agravam a ansiedade e contribuem para uma série de “pensamentos catastróficos” sobre si, os outros e o futuro. Isso aos poucos leva a níveis elevados de estresse, que libera cortisol e por sua vez reduz nossas defesas internas, baixando nossa imunidade.
Os idosos estão entre a população de risco do Covid-19 por ter comorbidades que podem agravar o problema. Disponibilize um tempo para explicar as recomendações necessárias de maneira clara sobre a prevenção da doença. Compreenda que assim como você, alguns terão sua rotina afetada. Então sempre que possível, ofereça também apoio emocional.
Com as crianças não é diferente, a orientação e apoio se fazem necessárias neste momento. Além disso, buscar atividades lúdicas que se possam fazer junto a família em casa.
Sempre gosto de salientar a importância de se ter uma rotina para se organizar, neste período não é diferente. Busque criar novos hábitos, seguir uma organização nesse período ajuda a manter a saúde mental em dia. Comece estabelecendo uma hora para acordar e dividindo as atividades para o dia.
Faça cursos, leia alguns livros, ouça músicas, podcast’s, faça exercícios em casa, atividades que possam gerar sensação de utilidade. Não que ficar umas horas na Netflix estejam proibidas, mas ainda assim é possível fazer mais que isso, concorda??
Gente, a meditação contribui pra redução da ansiedade e do estresse, o que vai favorecer o aumento da imunidade. Além disso, facilita o sono e com a prática vai trazendo serenidade e equilíbrio. Não precisa muito, nem é tão assustados quanto te disseram. Uma ideia interessante é colocar sons de natureza para estimular o relaxamento.
Se perceber que está com a preocupação elevada, atrapalhando seu dia a dia, busque ajuda, é hora de se cuidar. Você não precisa enfrentar tudo isso sozinha(o), nesse momento o atendimento psicológico pode auxiliar a vivenciar estes instantes de crise de maneira menos aflitiva.
Clique AQUI para me enviar uma mensagem ou AQUI para agendar um atendimento comigo.
Você também pode me acompanhar mais de perto por meio do instagram!
Compartilhe este texto, vamos espalhar conhecimento!