Postado por Vitória Ferreira da Silva em 28/07/2024 19:31
Você sabe identificar quando se autossabota?
Primeiro vamos analisar a dificuldade que o ser humano possui em assumir a responsabilidade por suas próprias ações:
Quando estamos incomodados ou insatisfeitos com algo é muito comum direcionar a culpa de tal problema para outra pessoa. Fazemos isso porque é muito mais fácil e confortável atribuir a responsabilidade para outro objeto do que assumir a própria responsabilidade.
Para assumir nossos próprios erros precisamos fazer algo muito importante e complicado primeiro: “olhar para si”. E admitir e aceitar falhas em si mesmo não é nada simples de se fazer. Por esta razão, muitos preferem negar seus erros e ao invés disto apontar os erros do outro. Visto que, ao apontar o erro de outra pessoa, colocamos nesta pessoa em questão o foco da atenção e consequentemente, tiramos o foco de nós e nossos erros.
É importante ter a compreensão de que ninguém é perfeito e que os erros são extremamente necessários, pois é através dos erros que aprendemos e amadurecemos.
Agora que você entende o porquê do ser humano culpabilizar o outro em vez de assumir sua responsabilidade, comece a refletir:
Qual o real motivo do meu desconforto? Pense: Por que eu estou me sentindo assim?
Muitas das vezes, nós somos nossos próprios inimigos. Nós nos autossabotamos sem nem mesmo perceber. Algumas formas que nós temos para nos autossabotar:
- Quando pensamos de modo negativo!
Pensar em todas as possibilidades é importante, pois focar só na melhor hipótese pode nos levar a frustação, caso esta hipótese não aconteça. Porém sempre focar somente no pior cenário é prejudicial a sua saúde mental. Pensamentos negativos são desmotivadores! Pensamentos negativos parecem inofensivos, pois você pode se convencer de que está apenas se preparando para caso o pior aconteça. Muitas das vezes, este “pior” nem acontece. Você fica com ansiedade e estresse, o que atrapalha no seu desempenho, Visto que, a sua mente está no futuro. E quando há frequência de pensamentos negativos, esta pessoa pode desencadear uma depressão. Imagine uma pessoa que sempre fala que tudo que você faz não vai dar certo, ou que algo que você fez não está legal ou até mesmo que algo em você não é legal. Uma pessoa que está sempre pronta para falar algo negativo para você. Esta pessoa parece ser alguém muito ruim não é mesmo? E se eu te falar que é isso que você faz com você mesmo quando só pensa de forma negativa. Consegue perceber o quanto é destrutivo? Por isso que pensar só de forma negativa é se autossabotar.
- Quando nos pressionamos e damos uma importância maior do que se tem para algo
Exemplo: “Aquela oportunidade é a minha última chance e se eu não conseguir, acabou tudo!” Acabou mesmo? Não! Isso é só sua mente te sabotando. Quando damos importância maior a algo do que deveríamos dar, fazemos com que ela se torne maior do que nós. Se cobrar de mais é uma autossabotagem muito cruel! Porque você está dando o seu melhor, porém nem sempre o resultado será o esperado e isso não significa que é o fim do mundo. Se manter pressionado só prejudicará sua saúde mental. Sempre terá outras chances e possibilidades.
- Quando damos importância para a opinião de outra pessoa
Cada pessoa é diferente da outra, por isso só você sabe o que é bom para você. Dar importância para o que outra pessoa pensa de você é como dar o poder ela sobre você. Ninguém nunca agradará todo mundo e julgamentos sempre terão. Te criticarão pelo que você fez e pelo que você não fez. Uma coisa que você precisa ter em mente é: as pessoas apontam os erros das outras porque é mais fácil do que olhar para os próprios erros. Como já mencionei anteriormente. Ninguém é perfeito! Todos cometem erros e errar é necessário para que se possa aprender. Então por que se importar com o que pensam de você? Isto é se autossabotar.
Agora que você tem uma ideia do que é se autossabotar. Reflita: Você costuma se autossabotar? A psicoterapia é muito importante para que você saiba reconhecer momentos em que se autossabota. Nunca deixe de cuidar da sua saúde mental! Cuide-se!
Psicóloga Vitória Ferreira da Silva
CRP: 05/72861
Entre no site e marque já um atendimento:
Site: https://centralpsicologia.com.br/psicologos/vitoria-ferreira