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Vamos falar sobre Atendimento Psicológico Online?

Postado por Central Psicologia em 25/07/2017 14:45:35


O avanço tecnológico proporciona várias adaptações nos meios de comunicação, de trabalho, de assistência e não poderia ser diferente com a psicologia, esta área do saber que se faz presente em todos os cenários onde existe ação humana, por isso, tornou-se viável o atendimento online.

O atendimento psicológico através de meios tecnológicos é reconhecido e regulamentado pela Resolução CFP N° 011/ 2012, a qual permite os seguintes serviços psicológicos:

  • Orientações psicológicas em até 20 atendimentos;
  • Primeiras etapas prévias à seleção pessoal;
  • Avaliação psicológica através de testes regulamentados apropriadamente;
  • Supervisão profissional complementar;
  • Atendimento de pessoas em trânsito ou impossibilitadas de se fazer presentes no momento.
     

Benefícios, Vantagens e Desvantagens

São vários os motivos pelos quais o atendimento online se torna vantajoso, abaixo estão descritos alguns destes benefícios e vantagens:

  • Acessibilidade: atualmente a maioria da população possui acesso a um computador com internet;
  • Conforto de casa: o ambiente é um dos aspectos mais importantes no setting terapêutico e, sem dúvida, o conforto da própria casa contribui com a evolução e facilita a adesão ao tratamento;
  • Custo: este é outro benefício muito considerado, pois os valores das sessões online costumam ser mais amenos do que das sessões presenciais, justamente porque demanda menos despesa que um consultório físico;
  • Anonimato: é um forte motivo pelo qual há procura pelo atendimento online e que proporciona maior abertura e menos autocensura do cliente;
  • Sigilo: é uma responsabilidade obrigatória do psicólogo e o conteúdo dos atendimentos é de acesso apenas do psicólogo e do cliente;
  • Uso de texto: atualmente são muitos os jovens que têm preferido se comunicar através de mensagens de texto à linguagem falada, o que faz com que este item também se torne um conforto a mais para muitas pessoas.

Por sua vez, a única desvantagem geralmente mencionada é que o atendimento psicológico deve garantir interação, percepção da linguagem não-verbal e das reações emocionais, porém esta desvantagem pode ser suficientemente suprida pelo uso dos recursos do Skype.
 

Recomendação do Atendimento Online

Como já fora mencionado, o CFP permite somente até 20 sessões, por isso, os quadros clínicos mais graves e severos devem ser encaminhados para atendimento presencial.

Diante disso, o atendimento online é realizado sob o enfoque da terapia breve, a qual é recomendada para casos como luto, problemas de relacionamento, questões da sexualidade e gênero, estresse, transtornos psicológicos como episódios depressivos, crises de pânico, fobias, entre outros.

Tipos de Atendimento

Os serviços psicológicos por meios tecnológicos podem ser realizados por diferentes tipos de atendimento, a saber: chat online, e-mail, skype. Além destes tipos, o CFP regulamenta também o atendimento via telefone. Cada modalidade de atendimento costuma ter custos diferentes. Abaixo há uma breve explicação sobre o funcionamento dos principais tipos, os quais são oferecidos no nosso site.

  • Chat online: é uma forma de mensagem de texto instantânea presentes na plataforma online e compatível com computadores e celulares. Nós oferecemos um sistema de chat exclusivo, direto no site, compatível com dispositívos móveis, que também guarda o histórico. Saiba mais;
  • Email: a troca de email requer mensagens mais longas, geralmente o site de atendimento online viabiliza um número determinado de respostas. Na Central Psicologia, adaptamos esse sistema para que esse atendimento seja feito diretamente no próprio site, sem a necessidade de acesso a um sistema externo de emails. Mais segurança, praticidade e compatibilidade com dispositivos móveis. Saiba mais;
  • Skype: oferece tanto a troca de mensagens instantâneas como a possibilidade da percepção emocional devido à câmera que acompanha o atendimento, por isso, é o tipo mais fidedigno ao atendimento presencial. Saiba mais.
     

Quem realiza o atendimento online?

O profissional que realiza o atendimento psicológico online deve ser um psicólogo graduado e com registro no CRP de sua região. Vale acrescentar que é de direito do cliente solicitar o número de tal registro para fins de verificação.

Além disso, o site que proporciona o atendimento online deve contemplar as exigências e possuir autorização do CFP. É importante assegurar que nosso site contempla todas as exigências e possui a autorização do Conselho, além de contar com profissionais capacitados.