Erro

Terapia Online

Postado por Izabel Oliveira de Carvalho em 18/07/2024 13:11


   Aprovada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 2018, a terapia online ou terapia virtual é uma forma de tratamento para a saúde mental que utiliza-se de equipamentos eletrônicos (computadores, celulares ou tablets), esta modalidade está crescendo e se mutiplicando cada vez mais, entretanto, quais seriam seus pontos positivos e negativos? 
   Com a pandemia do COVID-19, houve um aumento considerado desta ferramenta, qualquer profissional cadastrado e capacitado pelo CFP (com registro ativo) e pelo E-PSI pode atender pacientes a distância e fundamentar diversas contrubuições para a saúde pública. A sessão psicoterápica geralmente é feita por vídeo-chamada ou chat em tempo real por sites ou aplicativos que possuem segurança, o terapeuta irá combinar e conduzir todos os detalhes para a realização

 da consulta, respeitando o sigilo do paciente. 

- PONTOS POSITIVOS: 
1) Flexibilidade: os pacientes conseguem adaptar o horário de acordo com a rotina diária, proporcionando mais praticidade e funcionalidade. 
2) Diversidade de terapias: existem diversas abordagens na área da psicologia com focos e propósitos diferentes, na modalidade online elas estão disponíveis com mais acessibilidade.  
3) Privacidade: os ambientes virtuais necessitam e oferecem uma privacidade maior, o paciente pode iniciar seu processo de forma mais sigilosa e privada. 
4) Custo-benefícios: por não necessitar de gastos com aluguel, documentação de ambientes presenciais a terapia online oferece um custo-benefício mais alto, claro, existe uma média estipulada pelo CFP, porém, sendo mais acessível. 

-PONTOS NEGATIVOS: 
1) Falhas técnicas: imprevistos sempre acontecem, na modalidade online não é diferente! Este recurso, por vezes é esbarrado pelas intercorrências técnicas, é de suma importância o planejamento do uso dos equipamentos para evitar as falhas. 
2) Técnicas e atividades lúdicas (crianças e adolescentes): a terapia com pacientes com idades que antecedem os 6 anos é um pouco mais dificultoso, pois, dificulta a elaboração de algumas atividades lúdicas com a criança. Claro! irá depender muito do caso e da abordagem. 
3) Faltas e Alterações repentinas: por apresentar facilidades, se amplificam as alterações de horários e faltas. 

Obs.: A terapia online é uma ferramenta eficaz e funcional, procure um profissional especializado e registrado, com certeza sua experiência será incrível. 
Dica?: Na abordagem psicanalítica para o processo terapeutico é necessário a TRANSFERÊNCIA, ou seja, procure um profissional com o qual você se sente confortável e aberto para falar sobre suas questões. 


Psicóloga: Izabel Oliveira de Carvalho 
CRP: 05/62755 
Contato: 21 97466-4341 - izabelolipsi@gmail.com


 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!