Erro

Quem sou eu para o outro?

Postado por Ana Clara Damasceno Palombo em 20/03/2025 14:24


Primeiro se demanda que a criança mame, depois que pare de mamar, que coma, depois que pare de comer, que faça xixi e cocô na fralda, que pare de fazer na fralda e passe a usar o banheiro, que fale, que leia, que escreva, que faça cálculos… E assim vai.

Essa demanda incessante do outro leva a criança a evoluir e a se tornar um ser humano falante e inserido na cultura, mas também neurótico, uma vez que se aliena a demanda inesgotável do Outro, que depois se pulverizará em muitos outros além dos pais: os professores, os amigos e o social. É assim que se forma o que Freud chamou de Supereu, essa instância psíquica em nós que é uma especie de internalização da demanda do outro. E não se trata, então, de um Outro que está necessariamente fora de nós, mas da existência desse lugar de exigência em nós mesmos.

Por isso será de extremo valor que a criança possa descobrir, ainda na infância, que ela não é a única razão na vida dos seus pais. Aliás, é melhor que não seja. Será saudável que ela descubra, que em certa medida, o outro está sempre insatisfeito, sem que dependa dela a solução disso. Os pais que vão se fazendo desnecessários para os seus filhos, vão estimulando que a autonomia física, emocional, cognitiva e social por meio da educação paternal e maternal. Sim, é preciso reprimir esses impulsos de querer colocar a cria embaixo da asa, proteger de todos os erros, tristezas e perigos o tempo todo e para sempre.

ser desnecessário não é deixar que o "amor incondicional" provoque essas sequelas psíquicas eternas nos filhos, a ponto deles nao se desenvolverem como membros autônomos e produtivos dentro de uma sociedade. Nunca existirá um manual de como ser um pai ou uma mãe perfeitos, mas a vida por si só já será uma escola. O máximo que poderão fazer é deixar que o seu filho traça o seu próprio caminho. Estejam por perto, elogiem e corrijam quando necessário. Mas, tentar ser desnecessários quando precisar! 





A gente mira no amor e acerta na solidão 

#psicanalise #supereu #freud #amor #mae #pai

---------------------------------------------------------------------

Ana Clara Damasceno

Psicóloga- CRP 06/181018

Instagram: @psicologaanadamasceno

Tik Tok:@anacladamasceno

WhatsApp: (16) 99772-0398

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!