Erro

Quando o amor faz mal...

Postado por Raquel Magalhães de Mello em 06/02/2019 17:52


Algumas pessoas não irão concordar com essa frase , talvez até eu mesma não concorde, pois amor é algo bom, se faz mal deixou de ser amor....mas fato é que para muitas pessoas continua sendo amor , mesmo que não esteja fazendo bem....e ai que mora o perigo.

Como psicóloga cognitivo-comportamental entendo todas as necessidades básicas de afeto que não foram supridas , os modos e esquemas ativados, o comportamento gerado a partir disso com suas estrategias de enfrentamento definidas não saudáveis...mas estamos falando de um SER HUMANO que SOFRE.

Não podemos deixar a técnica, a teoria ou até mesmo os preconceitos serem maiores que o sofrimento do Outro.

A pessoa que está nesta situação está realmente sofrendo e não é "para chamar a atenção", "porque gosta de apanhar", "porque tem dedo podre", "porque gosta desse tipo de pessoa"...essas são frases que quem já passou pela dor de amor ouviu muitas vezes. Pois é ...a sociedade não é complacente com que sofre de amor.

Em um país onde as pessoas tem problemas sociais grotescos, a sociedade acha que esse sofrimento "é falta do que fazer".

Pois bem, como psicóloga digo a todos : TODO SOFRIMENTO TEM QUE SER VALIDADO.

Apenas quando validamos o sofrimento do outro podemos realmente ajudá-lo. Sim. Você pode sofrer, você pode chorar, você pode sentir...mas você também pode pedir ajuda, você pode buscar terapia, você pode sair do buraco...

Problemas nos relacionamentos amorosos podem levar a transtornos como ansiedade, depressão, problemas orgânicos entre outros.

Não estamos falando de "charme", estamos falando de PREJUÍZOS na saúde emocional.

Mas esses prejuízos não precisam ser definitivos , podem e devem ser trabalhados em sessões terapêuticas com psicoeducação para que a pessoa entenda quais os gatilhos são acionados, quando isso acontece e quais os mecanismos para inibir e modificar o comportamento....

Enfim, existe saída.

Existe um caminho para que o amor não machuque e seja apenas fluido e positivo .E você pode fazer parte deste caminho . Basta um gesto : buscar ajuda, buscar terapia. Você pode e você consegue. Experimente , cuide de sua saúde emocional e você verá que o futuro pode ser um belo reflexo de um novo VOCÊ.

Raquel Mello

CRP 05 45.293






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!