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Psicologia das Cores

Postado por Vitória Ferreira da Silva em 30/12/2023 16:48


A Psicologia das Cores corresponde a um estudo profundo sobre como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações ou emoções. Trata-se de um estudo psicológico, o qual, junto com os conhecimentos da Teoria das Cores, auxilia no entendimento da influência das cores nas emoções e nos sentidos de quem as percebe. Tal influência pode ser percebida sobretudo na área do Marketing e também na Publicidade, em que cada detalhe é pensado com objetivo de provocar impacto no consumidor de uma determinada maneira que o estimule a adquirir o produto ou serviço.

Cada cor gera uma sensação distinta nas pessoas e, por isso se torna necessário saber usá-las. Existem algumas características importantes na hora de usar as cores, as quais são: Dimensão: a cor pode afetar a percepção da dimensão do ambiente. Ou seja, dependendo da cor, a pessoa pode ter a impressão de que está em um espaço maior ou menor; Peso: as cores podem influenciar na sensação de peso que determinado objeto aparenta ter. Conforme a cor usada, uma bola pode parecer mais leve ou mais pesada; Iluminação: existem diferentes variações na absorção de luz, conforme a cor. Isso faz com que o ambiente ou o objeto aparente ser mais escuro ou iluminado; Temperatura: as cores também podem transmitir a sensação de ambiente mais quente ou mais frio. As chamadas "cores quentes", por exemplo, levam este nome por passarem esse tipo "calor"; Simbolismo: a transmissão da ideia e significado que cada cor transmite pode variar de pessoa para pessoa, segundo as experiências de vida de cada um. Também é possível que uma cor desperte vários sentimentos e emoções distintas em uma mesma pessoa em diferentes momentos de sua vida; Emoção: para a psicologia, as cores afetam diretamente o despertar das emoções nas pessoas. Elas podem influenciar no estado de espírito, humor, motivação e outras características psicológicas dos indivíduos; Recordação: assim como os cheiros, a visualização das cores também pode estar associada a momentos específicos da vida de alguém. Assim, uma determinada cor pode fazer com que a pessoa lembre de uma situação do seu passado, por exemplo.

Na Psicologia das Cores, segundo a interpretação dada pela psicologia, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo. Por outro lado, as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a calmaria e o profissionalismo. É muito comum usarmos as cores como sinônimos de algum fato ou de algum sentimento que queremos passar. Tenho certeza de que você já falou ou escutou alguma das seguintes expressões: "Aquela situação deixou o jogador roxo de raiva."; "No momento de contar a notícia, o menino ficou pálido como branco de papel."; "Ela deu um sorriso frouxo e meio amarelo."; "Após a queda, Marina ficou vermelha de vergonha na frente das pessoas."

Vermelho: Essa cor primária está ligada ao dinamismo, ou seja, a vontade de se movimentar e agir. Experiências mostram que o vermelho consegue estimular o corpo humano, fazendo com que ocorra um aumento na pressão sanguínea e do número de batimentos cardíacos, por exemplo. Vermelho remete ao dual: amor e ódio. É uma cor que parece sair ao encontro, adequado para expressar a alegria entusiasta e comunicativa. É considerada uma cor quente que traz urgência, ou seja, pode causar ações e decisões impulsivas. É a cor mais excitante de todas, pode significar raiva, ira, calor, paixão, emoção, ação, entusiasmo, poder, atenção, motivação, agressividade, fúria, perigo, excitação.

Azul: O azul é uma cor fria que transmite a ideia de calma, serenidade e tranquilidade. Por esse motivo, costuma ser comum o seu uso para representar profissionalismo, estabilidade e segurança. É uma cor reservada e que parece afastar-se. Pode expressar confiança, reserva, harmonia, afeto, amizade, fidelidade, amor, lealdade, tranquilidade, limpeza, frio, depressão, seriedade.

Verde: Para a psicologia das cores, o verde está associado com a saúde, a vitalidade, a natureza e fertilidade. Para os psicólogos, essa cor possui a capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o stress. Reservado e esplendoroso. A cor verde é uma cor fria, ela é o resultado do acorde harmônico entre o céu-azul e o amarelo do sol. É a cor da esperança. Pode expressar natureza, juventude, desejo, descanso, equilíbrio, perseverança, orgulho, sorte, generosidade, imaturidade, ciúme, meio ambiente.

Amarelo: Por ser uma cor quente, o amarelo também transmite a sensação de dinamismo e estímulo. É considerada a cor do otimismo e da energia, segundo a psicologia das cores. Tem ainda a capacidade de estimular a concentração e o intelecto das pessoas. Irradia sempre em todas as partes e sobre todas as coisas, é a cor da luz e pode significar sabedoria, alegria, otimismo, doença, idealismo, covardia, egoísmo, ciúmes, inveja, ódio, adolescência, risos, prazer.

Laranja: O laranja é uma cor secundária quente que, assim como o vermelho, também transmite a ideia de movimento, excitação e desejo de ação. Mas, diferente do primeiro, o laranja não chega a ser tão impactante. A psicologia das cores atribui a sensação de alegria, sociabilidade e animação para o laranja. É a cor do jogo flamejante, foi escolhido como sinal de precaução. Pode significar regozijo, festa prazer, aurora, humor, energia, calor, sociabilidade, segurança, transformação, extravagância, entusiasmo, amigabilidade.

Rosa: A cor rosa é a junção entre o quente (vermelho) e o frio (branco) e remete à aspectos de feminilidade, O ditato popular que afirma tudo ser visto em cor-de-rosa, reflete fielmente seu significado: ingenuidade, amigabilidade, delicadeza, gentileza, sensibilidade, juventude, bondade, ternura, ausência de toda forma de mal.

Violeta ou Roxo: Essa cor atua diretamente na área cerebral destinada à criatividade, ou seja, promove um estímulo para a solução de "bloqueios criativos". É a cor que indica ausência de tensão. Ainda traz aspectos relacionadas à cor: misticismo, fantasia e sexualidade. Tem como simbologia o feminismo e bandeiras LGBTQ. Por ser uma cor fria pode significar calma, misterio, autocontrole, melancolia, dignidade, sensibilidade, intimidade, sabedoria, aristocracia, porém também pode significar, vaidade, arrogância, violência, engano, agressão premeditada.

Marrom: A cor marrom lembra aspectos de terra com associação à natureza. É usado para dar referência a produtos naturais, vida saudável e produtos alimentícios. Remete à segurança e conforto.

Branco: O branco é uma cor fria e significa minimalismo. É a luz que se difunde (na cor). Expressa a ideia de inocência, paz, infância, divindade, estabilidade absoluta, calma, harmonia, transparência, leveza, simplicidade, clareza, pureza, status, higiene, fé.

Preto: O preto é uma cor fria que remete aos aspectos de mistério e nobreza. Mas pode significar também quando usado parar querer mostrar superioridade, poder, formalidade e protesto. Compreende-se preto como a ausência de cor, pode determinar tudo o que está escondido, velado e pode expressar separação, tristeza, morte, noite. Porém também possui sensações positivas como seriedade, força, estilo, nobreza e pesar.

Cinza: O cinza traz o significado de algo ser neutro, mas, em simultâneo, elegante e sofisticado. Contudo, traz a ausência de emoção. Não provocando estímulos. Há associação das diversas tonalidades da cor com solidão, isolamento e depressão. É a cor que iguala todas as coisas e que permite a cada cor suas próprias características sem interferir nelas, pode expressar desconsolo, passado, velhice, desânimo, indeterminação.

Psicóloga Vitória Ferreira da Silva

CRP: 05/72861

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