Erro

Por que eu nunca termino o que começo?

Postado por Daniela Sarmento em 26/07/2018 16:17


Quantas vezes na vida você já se fez essa pergunta? E quando se fez essa pergunta, que fatores você levou em consideração pra não achar que o “problema” é só você?

Sim, você com certeza é parte do “problema” (repare as aspas, não quero te chamar de problema, ok? rs), mas, que tal, identificarmos as causas do que lhe ocorre, em vez de ficar encontrando motivos pro que deu ou não deu certo na sua vida?

O Fato de nunca terminar o que começa deve ser analisado frequentemente a começar por esse ‘nunca’ aí que a gente usa.. será que nunca mesmo, ou será que você está dando menos valor a determinadas conquistas do que a outras? Depois disso, vale analisar quais métodos você esta utilizando pra fazer essa análise e o quanto cada conquista representa pra você e, para isso, é preciso definir seus propósitos.

Fazer uma faculdade, entregar um projeto, juntar dinheiro, emagrecer.. tudo isso está valendo quando pensamos em começar e terminar alguma coisa.. mas a chegada ao final está totalmente ligada ao que pensamos como medos e incertezas  que vamos acumulando ao longo da vida. Nesse caminho, é bom perceber o quanto disso é autossabotagem e o quanto é ‘incompetência’ para determinada função, pois, se você dá mais atenção ao que vem dando errado do que às pequenas vitórias, é possível que você esteja criando esse mecanismo pra que não tenha que lidar com uma frustração lá na frente e se julgando incompetente, quando na verdade não é bem assim. Frustração esta que você nem sabe se virá, mas acredita nela tão fortemente, que prefere parar. Então qualquer motivo é uma motivação para abandonar seu projeto.

Tudo isso cai por terra quando você pensa e assume seus propósitos na vida. “- Ah, então quer dizer que se eu quiser muito alguma coisa eu vou conseguir COM CERTEZA?” Nem sempre !  E é aí que entra a sua maturidade emocional, pra perceber que às vezes, mesmo com muito esforço, alguma coisa deu errado e que é ok que dê. Então, você recalcula a rota, analisa os pontos novamente e tenta de novo. Até conseguir!! Ou até descobrir que não queria tanto isso, ou até descobrir que queria muito e não quer mais.. ou até perceber que algo que você pensou como propósito em determinado momento, pode sim ser modificado, repaginado, cancelado..

A vida é tentativa e erro, não tem jeito, e você precisa saber que tudo bem desistir de algo que não faz mais sentido pra você. Tirar da sua lista, das suas costas.. e procurar de novo, algo que faça mais sentido no seu Eu de hoje.

Ao parar seus projetos, você acaba criando uma sensação de incompletude ao longo da vida, de interrupção, o que acaba por te levar a um questionamento quanto a sua capacidade de entregar, pois você não vê nada realizado.

Então, pra te ajudar com isso, quero que você pense sobre a relevância dos objetivos que você traçou na sua vida.. ops, pra isso você precisa definir seus objetivos, certo? ;)

Além disso, experimente estabelecer as prioridades quanto ao que deseja, lembrar que nem tudo vai ser perfeito (Sim, o perfeccionismo é uma bela desculpa pra não seguir em frente né? eu sei..), lembrar e aceitar que VOCÊ não é perfeito.. Lembre-se de ser mais positivo quanto às suas conquistas. Pequenas vitórias também são vitórias e devem ser comemoradas sempre!

Procure ser positivo, mesmo que tudo pareça estar dando errado. O Positivismo vai fazer tudo mudar, isso é uma certeza, quero que experimente isso… e, se precisar, converse sobre seus problemas. Você pode começar com um amigo ou alguém que te traga paz e segurança, mas se estiver ficando muito difícil, procure um Psicólogo ok?

Espero que este texto te ajude de alguma maneira e se você chegou até aqui.. viu? você já terminou o que começou hoje! ;)






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!