Erro

O Poder da Mente

Postado por Vitória Ferreira da Silva em 08/04/2024 16:44


Você sabe o quanto a sua mente é incrível?

A sua mente possui um poder que é bem maior do que você pensa! O cérebro é responsável por transmitir todas as respostas do corpo. Então, reflita: O que você mais tem pensado no momento?

Você costuma ter mais pensamentos positivos ou negativos?

Nós somos um ser, o qual é formado por energia e quando estamos carregados por energia negativa, transmitimos essa energia para o ambiente. Por isso muitas vezes estar negativo pode atrair coisas negativas. E por isso precisamos buscar sempre driblar esses pensamentos negativos. Visto que, quando pensamos de forma positiva iremos transmitir para o ambiente positividade e assim atrair resultados positivos.

Muitas das vezes criamos "monstros" na mente. Pensamos em mil possibilidades que, muitas das vezes, não acontecem na realidade. Uma pessoa que possui Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), por exemplo, sofre de excesso de futuro. Foca sua mente no que vai acontecer e passa a viver ensaiando situações futuras hipotéticas e passa a deixar de viver o presente, pois quem sofre de TAG, está sempre focado em antecipar o futuro. E quando finalmente esse futuro chega, essa pessoa já está planejando o próximo futuro, deixando-a sempre sobrecarregada por sempre estar precisando planejar o futuro sem fim.

Para Castillo, Recondo, Asbahr e Manfro (2000), em relação ao transtorno de ansiedade, este se caracteriza como um sentimento que muitas vezes se torna algo vago que a pessoa sente, de modo desagradável, sendo relacionado com o medo, apreensão ou até desconfiança sentida advinda da tensão, desconforto e, principalmente, antecipação do sentimento de perigo contínuo de algo estranho ou desconhecido, em que há sensações de preocupação constantes, de forma que é gerada uma insegurança contínua e desconfiança em tudo e todos.

A ansiedade começa no "e se...":

E se eu não conseguir aquele trabalho?

E se todos rirem de mim naquela apresentação?

E se eu não estiver à altura do cargo que me foi dado no trabalho?

E se eu não passar naquela prova?

Esses são alguns dos diversos exemplos de pensamentos de ansiedade. Agora, leia-os novamente e responda: o que esses exemplos possuem em comum?

Consegue perceber que todos eles são pensamentos de hipóteses negativas? Esses pensamentos negativos quando muito intensos podem te fazer adoecer. Porém isso não significa que você não pode ter nenhum pensamento negativo. Diante de uma situação que você não sabe o que vai acontecer, você precisa pensar em todas as hipóteses, da melhor hipótese até a pior hipótese, porém você deve ter em mente que ter um resultado negativo, não deve ser encarado como o "fim do mundo". As vezes as coisas dão certo e outras não, ter dado errado não significa que é o fim da linha. Já tentou de outro modo? O que poderia ser feito para melhorar o resultado?

Tudo em excesso faz mal. Assim como é necessário ter medo, pois o medo te protege de correr risco. Medo em excesso pode levá-lo a deixar de conseguir viver seu dia a dia. Como por exemplo, quando o medo te faz não conseguir sair mais de casa.

O poder da nossa mente pode nos levar ao adoecimento e por outro lado, pode ser um remédio muito importante para o tratamento de doenças. Você já conheceu algum caso de alguma pessoa que estava doente, mas não sabia e misteriosamente melhorou. Enquanto uma pessoa sabendo de tudo a respeito de sua doença só piorou. Isso acontece porque quando pensamos e acreditamos estar inteiramente saudáveis, ainda que tenhamos uma doença, a nossa mente influencia diretamente no nosso corpo. 

Assim como quando estamos sobre muito estresse podemos ter sintomas psicossomáticos, em que a pessoa começa a ter sintomas físicos (como enjoo, dor cabeça, dor abdominal, entre outros sintomas), sem ter de fato nenhuma doença física, isto é, tento sintomas que são de causa inteiramente psicológica.

Você já escutou falar sobre gravidez psicológica? Essa é outra prova de como o poder da nossa mente é incrível! Uma pessoa que ao querer tanto e acreditar estar grávida passa a ter sintomas reais de gravidez, incluindo o aumento da barriga sem estar grávida.

Outro fato curioso do poder da mente: Quando estamos muito nervosos nossos órgãos do sentido não trabalham direito (visão, tato, olfato e paladar) e nosso raciocínio é afetado. Você pode perceber isso em uma situação de assalto. Quando você, pensando na situação após o ocorrido, percebe que o melhor era não reagir e entregar o que é pedido sem questionar, porém no momento de nervoso você não conseguiu ter reação ficando travado ou tendo uma atitude impensada, isso acontece porque quando estamos nervosos e sobre muito estresse nosso corpo é afetado. Isso pode variar de pessoa para pessoa, pois existe pessoas que possuem grande controle emocional.

Por isso nunca subestime o poder que a sua mente pode ter. E lembre-se de que é você controla a sua mente e não o contrário! É necessário que você trabalhe a sua inteligência emocional. Faça terapia e cuide da sua saúde mental!

Referência Bibliográfica:

Castillo, A. R. G. L., Recondo, R., Asbahr, F. R., & Manfro, G. G. Transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria, 22(Supl.2), 20-23, 2000.

 

Psicóloga Vitória Ferreira da Silva

CRP: 05/72861

Entre no site e marque já um atendimento:

Site: https://centralpsicologia.com.br/psicologos/vitoria-ferreira

 

 

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!