Erro

Neuropsicologia e a importância da atividade física

Postado por Izabel Oliveira de Carvalho em 02/05/2024 22:01


     A atividade física é uma das maiores ferramentas para a saúde, pode ser desenvolvida em diversos cenários e de variadas formas, com certeza um método terapêutico. Com a pandemia viu-se ainda mais a necessidade de ter um corpo saudável e a importância do exercício físico como auxiliador no bem-estar emocional. Partindo de um princípio neuropsicológico este texto irá apresentar como a atividade física pode auxiliar na saúde mental.  
    Para contextualizar é necessário falar a priori sobre o cérebro humano, que é uma das partes mais peculiar do corpo. Composto por diversas funcionalidades o seu bom funcionamento gera contribuições para a saúde neuropsicológica, neste órgão, o cérebro, existem diversos tipos de neurônios que são basicamente células que se comunicam a todo momento, essa comunicação é chamada de sinapse, ou seja, imagine uma ligação telefônica, os neurônios são os aparelhos, a operadora terefônica são os neurotransmissores e toda essa comunicação é a sinapse. Agora, continue pensando em toda ligação há um assunto, esta conversa (assunto) seriam os neurotransmissores que são liberados, e é este o ponto no qual a importância da atividade física para um contexto neuropsicológico se estabelece. 
    Os neurotransmissores podem ser produzidos de diversas formas, eles são mensageiros químicos do cérebro, os responsáveis por enviar informações a outras células (neurônios) existem os excitatórios e inibiotórios, a atividade física auxilia na liberação dos mais famosos: serotonina, endorfina e dopamina, responsáveis de forma geral por tornar o cérebro mais jovem. Quanto mais sinapses (comunicação), mais liberação de neurotransmissores, ou seja, quanto mais o corpo é ativo mais o cérebro também se torna como tal. 
  De forma geral, a serotonina está relacionada a sentimentos de satisfação, a endorfina seria um analgésico natural do corpo e já a dopamina está relacionada a sensação de prazer, motivação e também satisfação. Abaixo seguem alguns dos benefícios da atividade física para a saúde neuropsicológica. 
 

1. BEM-ESTAR: 
 A palavra que é pilar para a saúde humana é o bem-estar, um sujeito que pratica atividade física possui mais chances de se sentir bem devido a diversos fatores físicos, bem como, os sociais, as atividades físicas em grupo podem ser um caminho terapêutico para lidar com diversos transtornos psíquicos e até mesmo problemas de socialização. 

2. AUTOESTIMA: 
Um sujeito que pratica atividade física, começa a aumentar sua autoestima e autoimagem corporal, é como uma injeção de ânimo natural. Em pacientes idosos ou com comorbidades os resultados de um bom exercício acrescenta a sensação de sentir-se capaz e consequentemente a qualidade de vida. 

3. DISCIPLINA E CONCENTRAÇÃO: 
 Geralmente os treinos auxiliam na melhoria da disciplina, cognição, concentração e até mesmo humor, o indivíduo sente-se mais disposto/organizado e seu cérebro se desenvolve melhor. Percebe-se que esse sujeito praticante de atividade física, trabalha, estuda e até se socializa de uma forma mais disciplinada. 


Obs: Entenda a necessidade de profissionais especializados para a elaboração de cada atividade física e também direcione-se a uma avaliação neuropsicológica adequada. 

Fontes: Google Imagens
 

                                  
                    Izabel Oliveira - CRP: 05/62755
 Psicóloga Clínica e Pós graduanda em Neuropsicologia 

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!