Erro

Empatia na Perspectiva da Psicologia

Postado por Vitória Ferreira da Silva em 23/12/2023 11:06


Você sabe o que é ter empatia na perspectiva da psicologia?

Antes de adentrarmos no sentido da empatia na Psicologia, vamos compreender o sentido de empatia:

Significado de empatia: é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras.

Nesse sentido, compreendemos que a empatia é o ato de se colocar no lugar do outro. Em que a pessoa se imagina vivendo a mesma situação e começa a pensar: o que faria e sentiria, caso estivesse no lugar dessa pessoa? Já empatia na perspectiva da Psicologia é mais que se colocar no lugar do outro. Visto que, o psicólogo não se imagina vivendo a mesma situação apenas, ele se colocar inteiramente na situação como se fosse o outro.

Entenda melhor a seguir:

Um dos maiores desafios na Psicologia é a empatia, pois a empatia na perspectiva da Psicologia não é apenas se colocar no lugar do outro e se imaginar vivendo a mesma situação. Empatia na Psicologia é se desligar de si mesmo para vestir a camisa do outro. É estar com o outro inteiramente a partir da perspectiva dele. É se permitir sentir com o outro.

Segundo Carl Rogers, ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido dos olhos dele.

Perceba que quando uma pessoa é empática, ela a patir de sua vivência pessoal e de toda sua bagagem adquirida ao longo de sua vida, se coloca no lugar do outro levando em consideração todo seu achismo e pensamentos, os quais formou ao longo de toda sua vida. Isto é, ela se imagina na situação e pensa: o que eu faria se fosse eu passando por isso?

Já o profissional da Psicologia, enquanto exercício da profissão, se anula de todos os seus pensamentos e de suas vivências, para estar com o outro a patir da perspectiva dele. Isto é, ele se coloca como sendo o outro naquela situação. Em que o psicólogo deixa de lado suas próprias ideias, para estar verdadeiramente com o outro. Analisando os pensamentos e bagagens do paciente, que o levaram para aquela situação e sua forma de pensar diante daquela situação que está ocorrendo. Para que a partir disso, possa estar com ele nessa situação e ajudá-lo em todo o processo.

Com isso, compreenda que não é fácil, se desfazer por completo de si mesmo, para não deixar que vivências do próprio profissional se entrelace na questão do paciente. O papel do profissional da Psicologia é muito importante, pois é um ambiente, onde você estará completamente acolhido. Em que o psicólogo trabalhará juntamente com você e juntos caminharão rumo a sua melhora.

 

Psicóloga Vitória Ferreira da Silva

CRP: 05/72861

Entre no site e marque já um atendimento:

Site: https://centralpsicologia.com.br/psicologos/vitoria-ferreira

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!