Diabetes, uma leitura Psicanalítica

Postado por Izabel Oliveira de Carvalho em 19/03/2024 23:51

Em uma definição geral a Diabetes é uma doença metabólica causada por hiperglicemia, onde o corpo não consegue absorver a glicose vinda da alimentação, que se acumula no sangue e pode trazer consequências severas. Pensando nesta definição um fato curioso se destaca, a glicose, que biologicamente falando é uma fonte de energia para o corpo ser, desenvolver-se e gerar.
   Mas, onde a psicologia entra nesta questão?

Sob um olhar psicanalítico e partindo do principio que a Diabetes não tem uma  causa definida, pode-se relaciona-lá a doenças psicossomáticas.  As experiências com a  clínica psicológica, possibilitam uma leitura deste enredo biológico. Um corpo que possui uma "falta", que ao supri-lá acumula e não produz, ou seja, a doença crônica pode ser uma comunicação de questões inconscientes do sujeito.

Indivíduos com Diabetes possuem aspectos psicológicos, lembrando que quando falamos psicológicamente não há uma "regra", mas sim, "aspectos comuns". São eles:
*Menos-Valia;
*Inferioridade;
*Baixa auto-estima;
*Medo, revolta;
*Raiva, ansiedade e desesperança;

O emocional afeta e muito um paciente diabético, o estresse que sofre com a pressão de ter uma doença crônica pode levá-lo a não se cuidar adequadamente. A compulssão, hábitos irregulares, falta de vontade de praticar exercícios e até mesmo a depressão são os principais sinais observados, uma constante inconstância. É visualizado que pacientes com está condição são sempre os que tendem a ter dificuldades nas análises, obterem uma diagnóstico estrutural pautado na histeria, como exemplo, as falas são: Não sou merecedor! Minhas conquistas não são por minha causa!, a riqueza que está presente em sua vida, não é dele e nem pode ser.

Segundo um artigo científico (BONA; FIGUEIREDO; ZINK) o conto de fadas "Joãozinho e Maria" exemplifica o que foi dito. Os irmãos que posuem uma madrastra malvada que obriga seu pai a expulsá-los, ou seja, uma falta que foi simbolizada como abandono, logo depois os irmãos sozinhos e abandonados encontram na floresta uma casa de doces de uma bruxa que por sua vez, está na expectativa de comer os gulosos, sendo assim, o "abandono" que se torna uma "felicidade maldita".

Obs.:  Está foi uma reeleitura de uma hipótese diagnóstica realizada, vale lembrar que pacientes diabéticos devem procurar psicoterapia de qualquer abordagem, visto que a análise clínica pode levar o sujeito a reflexões internas e comportamentos mais conscientes.

Autor: Izabel Oliveira de Carvalho
Instagram: @ psizabel.olicar