Erro

Como mudar pensamentos que me geram ansiedade?

Postado por Jéssica Ikeda dos Santos em 12/01/2024 09:51


Mudar um pensamento não é fácil, mas não é impossível. O primeiro passo nessa missão é:

1- Identificar pensamentos automáticos:

Preste atenção aos pensamentos que desencadeiam sua ansiedade. Anote-os para que você possa analisá-los mais tarde. No começo você irá precisar anotar para que no futuro isso vire automático. Exemplo: “Será que Pedro está me traindo?” “E se eu não conseguir passar nessa prova” “Sinto que vou perder o controle quando...”

2- Questionar e avaliar esses pensamento:

Pegue os pensamentos anotados e avalie se faz sentido ou não. Pergunte a si mesmo se há evidências reais que sustentem esses pensamentos. Exemplo: “Será que Pedro está me traindo?” Avaliando evidências: Já conversei com ele sobre isso, não tenho provas concretas, talvez eu esteja me baseando em relacionamentos passados ou no relacionamento de outra pessoa. Talvez esse pensamento seja criado a partir da minha própria insegurança.

3- Reestruturação cognitiva:

Substitua pensamentos ansiosos por outros mais realistas e equilibrados. Exemplo: “Existem 100 pessoas para 2 vagas, impossível eu passar” Na realidade, tem 2 vagas, se eu passasse nesse concurso mudaria tudo na minha vida, é difícil mas não impossível. Posso me inscrever em um curso, posso me dedicar todos os dias umas 5 horas e assim dar o meu melhor. Será que estou disposta a isso?

4- Técnicas de relaxamento: 

Ter na rotina momentos que te deixem relaxado e que acalmam sua mente. Viver preocupado não resolve seus problemas. Exemplo: Mindfulness Depois de um dia no trabalho, chegue em casa e faça um momento de relaxamento guiado (ou não). Reserve de 10 a 15 minutos. Não veja redes sociais ou qualquer dispositivo eletrônico. Se quiser, tome um banho antes para deixar o corpo com sensação de relaxamento e limpeza. Coloque uma música que você gosta bem baixinho e fique apenas prestando atenção na sua respiração. Esse simples ato se for feito de modo continuo irá ajudar você a ter mais calma e clareza na sua rotina.

5- Aceitação:

Aceitar pensamentos não significa concordar com eles. Aceitar é não brigar, segurar e se aprisionar. Aceitar é entender que os pensamentos são apenas... pensamentos... passageiros. 

Pare, observe e questione. 

Analise as evidências. 

@psijessicaikeda 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!