Erro

Como é estar em sua própria companhia?

Postado por Flavia Franciny Costa Rojas em 10/05/2021 19:02


Sabemos a  importância de passar tempo de qualidade com a família, principalmente no contexto de isolamento. Onde a limitação de poder circular em outros espaços acabou afetando diretamente as relações e o cotidiano familiar. 

.

Porém, hoje deixo uma reflexão: você passa tempo de qualidade com você? Estamos acostumados a dedicar nosso tempo a outras pessoas e as vezes nos esforçamos em tornar o outro feliz. Porém, vale a pena refletir se dedicamos esse mesmo esforço quando se trata do nosso próprio bem-estar. E mais, na sua lista de prioridades, em que lugar você está?

.

Essa pergunta pode gerar certo estranhamento para algumas pessoas ao pensar que elas passam o tempo todo consigo mesmas (não há como fugir aliás, rs). Porém pense agora: esse "tempo todo" você passa  cumprindo obrigações e demandas de outros ou há um intervalo para cuidar de você? O quanto você prioriza esse intervalo na sua rotina? 

.

Ter um tempo para nós também é uma forma de ajudar o outro. Ninguém consegue cuidar do outro por muito tempo, com qualidade, se não tiver em alguma medida um cuidado para si. É como aquele velho exemplo de um avião caindo, e a primeira pessoa a colocarmos a máscara de oxigênio somos nós, pois só assim conseguiremos ter a habilidade e capacidade de ajudar quem está a nossa volta.

.

Encaixar momentos no dia-a-dia em que damos uma pausa ou fazemos algo que gostamos já se torna um suspiro em meio a uma rotina atarefada. 

.

Quando falamos em cuidado de si isso não quer dizer fazer coisas mirabolantes e complexas. As vezes é poder parar e ler um livro que gosta, ouvir um podcast sobre o assunto que acha interessante, cuidar da espiritualidade (independente do que acredita) ou simplesmente descansar depois de um dia de trabalho, por exemplo... As possibilidades são diversas, mas todas levam a um ponto muito importante que é: o que fazemos quando estamos sozinho, quando não há demandas ou alguém por perto. 

 .

Você já reparou se na ausência dessas demandas, você sabe o que fazer com a sua própria companhia? Como é para você passar um tempo se dedicando e cuidando das suas próprias questões?

.

🌻

 

Psicóloga  Flávia Costa

CRP 05/60279

WhatsApp  (21) 990065889

Instagram  @psiflaviac