Postado por Alessandra Graciela Rodrigues de Medeiros Giné em 03/09/2025 22:51
O que é Burnout?
A Síndrome de Burnout é um estado de exaustão física, emocional e mental causado por exposição prolongada a situações de estresse, principalmente no contexto do trabalho. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ela foi classificada na CID-11 como um fenômeno ocupacional, sendo resultado de um estresse crônico no trabalho que não foi adequadamente gerenciado.
Os sintomas de Burnout se manifestam em três dimensões principais:
Esses sintomas podem evoluir para quadros mais graves, como depressão, ansiedade, insônia, alterações de humor e problemas físicos (gastrites, dores musculares, imunidade baixa).
O burnout pode causar sensação constante de negatividade, fazendo com que a pessoa se sinta incapaz, sem esperança, desamparada, insatisfeita com os resultados do seu trabalho e desmotivada para enfrentar as dificuldades.
É comum pessoas com burnout sentirem cansaço constante, excessivo e difícil de recuperar, que pode causar dificuldade de planejamento, memória e raciocínio, por exemplo.
Uma característica comum do burnout é a falta de motivação para atividades não relacionadas ao trabalho, como ver televisão, ler um livro ou estar com outras pessoas, devido ao cansaço e esgotamento de energia.
Pessoas com burnout podem sentir dificuldade para se concentrar no trabalho, escola e tarefas diárias, por exemplo, devido à exaustão física e/ou mental e dificuldades para dormir.
A sensação de falta de energia é comum em pessoas com burnout devido ao cansaço e/ou estresse frequentes e a dificuldade para repousar.
Fatores de risco
Prevenção e Intervenção
No nível individual:
No nível organizacional:
O Burnout não é sinal de fraqueza, mas um alerta de que os limites foram ultrapassados por tempo demais. Identificar seus tipos e causas permite agir com mais precisão, tanto para prevenir quanto para tratar essa condição. Profissionais da saúde mental, empresas e indivíduos têm um papel fundamental na construção de um ambiente mais sustentável, humano e equilibrado.
A síndrome de burnout é mais comum em profissões que precisam lidar com muita pressão e responsabilidade, como professores ou profissionais de saúde, e pessoas mais competitivas, comprometidas e que necessitam manter controle constante de suas tarefas.
Visite as minhas redes sociais @psialessandramgine
Psicologa Alessandra Medeiros Giné
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................