Postado por Izabel Oliveira de Carvalho em 15/10/2024 10:10
A avaliação psicológica é um processo realizado exclusivamente pelo psicólogo, seu principal objetivo é a coleta de informações sobre o funcionamento psicológico de um sujeito ou grupo avaliado. Este método de avaliação pode ser desenvolvido em diversos contextos, tais como: organizações, escolas, clínicas, em pesquisas e até em avaliações compulsórias (um exemplo é a cirurgia bariátrica).
Segundo a resolução do conselho de ética profissional n° 31/2022 o documento decorrente de uma avaliação psicológica é um LAUDO ou PARECER elaborado pelo profissional que executou a prática, vale ressaltar que a avaliação psicológica entrou para categoria de abordagem, devido às suas vastas e extensas ramificações.
Nesta mesma resolução o conselho ainda orienta acerca dos instrumentos fundamentais e complementares aceitos para a avaliação psicológica.
Reforçando que o artigo 1° da resolução 31/2022 diz que a avaliação psicológica é um processo estruturado com métodos, técnicas e instrumentos que buscam prover informações para a tomada de decisão, ou seja, toda avaliação deve ter um propósito final, uma devolutiva. O profissional deve estar preparado e dominar as práticas para uma boa estruturação do processo.
Em seu 3° artigo o conselho define os instrumentos fundamentais para uma avaliação e não limita a quantidade que deve ser usada pelo profissional e tão pouco a abordagem, os instrumentos são: os testes psicológicos que devem ser validados pela plataforma SATEPSI, as entrevistas psicológicas que podem ser definidas pelo psicólogo um exemplo é a anamnese e os protocolos ou registros de observações que o psicólogo faz durante o processo de avaliação.
No 4° artigo o conselho abrange e inclui os instrumentos complementares, sendo eles: as técnicas e instrumentos de alguma outra área de saber não exclusivos do psicólogo, desde que estejam alinhados com o código de ética profissional e os protocolos ou relatórios de profissionais de outras áreas como: fisioterapeutas, educadores físicos, médicos e entre outros.
Resumindo:
Avaliação Psicológica ---------------------------- *Instrumentos Fundamentais: 1- Testes psicológicos (Validados pelo SATEPSI)
2- Entrevistas psicológicas (Anamneses)
3- Protocolos ou registros de observações (Grupos ou individuais)
* Instrumentos Complementares: 1- Técnicas e instrumentos que não são de uso exclusivo do psicólogos, que atendam as demandas da ética.
2- Protocolos ou registros de equipes multiprofissionais.
Obs.: Para a leitura completa da resolução, basta acessar o site do CFP (Conselho regional de psicologia)
Izabel Oliveira
CRP: 05/62755
Contato: 21 974664341