Erro

Autoestima : Ter ou não Ter? Eis a questão

Postado por Raquel Magalhães de Mello em 05/12/2018 16:34:40


Quantas vezes não olhamos para nós mesmos e nos sentimentos pequenos , frágeis ou até mesmo inferiores? Quantas vezes já não ouvimos que temos que melhorar a autoestima?

Mas o que é essa tal de autoestima?

Segundo Wikipédia inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau.

Segundo o Aurélio , aquele mesmo do dicionário, apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos e pensamentos. 

Ou seja, podemos dizer que autoestima é olhar para dentro de si. Mas o que tem de tão importante olhar para dentro de si ?

Somente dessa forma, você irá pode identificar, regular , aceitar suas emoções e sentimentos e dessa forma produzir atitudes saudáveis.

Por exemplo: 1 - Quantas vezes as pessoas falam coisas boas a seu respeito e você se diminui?

2 - Quantas vezes você fala mal de você mesma? Ou se xinga ?

3 - Quantas vezes você não gosta de sua aparência? Estou gorda, estou magra, estou feia.....

4 - Quantas vezes você acha que não merece as coisas boas da vida? Ou que só acontece coisas ruins?

Tudo isso é reflexo de problemas com a sua autoestima. Trabalhar sua autoestima será fundamental para uma vida saudável em relação ao trabalho, amor, família, saúde e emoções.

Mas como trabalhar essa autoestima? Existem vários exercícios que você pode fazer, mas primeiro, é importante trabalhar o seu autoconhecimento e a terapia pode  auxiliar nesse caminho.

Terapia não é somente para quem está passando um momento difícil, mas também para quem quer alavancar sua vida e torna-la mais saudável. Muitas vezes, acreditamos que somente quem está em sofrimento irá procurar ajuda na terapia. Pois bem, a terapia também vai auxiliar você a potencializar o que tem de positivo em sua vida e em sua autoestima.

Autoestima é vida. Autoestima é conseguir trabalhar o que há dentro de si e produzir atitudes positivas para você e para os outros. 

E neste momento , eu pergunto para você: o que tem feito para cuidar e trabalhar sua autoestima?

AUTOESTIMA: TER OU NÃO TER? TENHA. TRABALHE E CONSTRUA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL POR MEIO DA SUA AUTOESTIMA.