Erro

As entrelinhas da Alopécia Areata

Postado por Izabel Oliveira de Carvalho em 15/05/2024 10:51


    Os problemas emocionais podem trazer sintomas para o corpo físico, esses sintomas são uma comunicação de que a saúde mental não anda bem. Como exemplo de doenças emocionais, hoje será abordado de forma geral a Alopécia Areata, uma doença inflamatória caracterizada pela queda acentuada de cabelos que chega a apresentar enormes "buracos" no couro cabeludo ou em áreas em que há pelos na pele. Os motivos para está doença podem ser variados, desde problemas genéticos, reação autoimune, estresse, traumas ou até mesmo gravidez. 

   Sobre os sintomas emocionais, estudos apresentam que a Alopécia Areata tem uma ligação direta com o desequilíbrio emocional, ou seja, o psicológico interfere no físico. A psicologia entende que existem doenças psicossomáticas e  em uma de suas abordagens faz uma relação direta sobre os cabelos como uma forma de "força", existem até uma ligação cultural sobre o indivíduo que tem cabelos serem mais fortes e bonitos, exemplos são as histórias de Sansão e Rapunzel. Normalmente quem sofre com esse tipo de sintoma psíquico está sentindo-se mais "fraco" ou com a sua "força desordenada". Para entender melhor qual o quadro e desenvolver intervenções e interpretações psíquicas a pessoa deve procurar a psicoterapia, cuidar de questões relacionadas a autoestima, excesso de responsabilidades, multi-tarefas, medos e até mesmo ansiedade.

   O cuidado dermatológico também é essencial nesse processo, existem diversas soluções e caminhos para a melhora dos sintomas. 

   Abaixo, observe os  principais sintomas emocionais comuns na Alopécia Areata: 

1- Depressão ou Ansiedade;
2- Baixa auto-estima;
3- Estresse e rotina extremamente cansativa;
4- Traumas psíquicos; 
5- Questões com os relacionamentos; 

   Vale ressaltar que a Alopécia Areata pode ser um sinal de problemas físicos como: alergias, diabetes, lúpus e até mesmo consequências de tratamentos oncológicos. O primeiro passo para o tratamento é procurar um médico especialista, normalmente os demartologista, descartada as condições físicas procure um profissional da area da psicólogia e inicie concomitantemente seu tratamento.
Lembre-se: SEU CORPO FALA e é necessário dar a devida escuta a esses sinais. 


Referências: Google Imagens 
                      CID 10

                
    Izabel Oliveira - CRP: 05/62755
 Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga

         Contato: 21 97466-4341

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!