Postado por Emilly Karoline Rabelo dos Santos em 05/01/2024 12:10
Por muito tempo, ir em busca de auxílio psicológico foi algo temido por muitas pessoas, inclusive para alguns continua sendo um desafio. Infelizmente ainda há uma associação entre psicoterapia e loucura, distorcendo o real sentido do tratamento e distanciando as pessoas que mais necessitam da ajuda de um profissional da área da saúde mental. Na verdade, a terapia auxilia qualquer pessoa que deseja ter uma relação mais saudável consigo mesmo e com outras pessoas ao seu redor.
Na sociedade contemporânea onde tudo é muito acelerado, com diversas mudanças ao longo dos anos, muitas pessoas sentem-se frustradas, com sintomas ansiosos ou, até mesmo, sintomas depressivos. Desta forma, a terapia oferece um espaço seguro e acolhedor para o desenvolvimento pessoal e emocional.
A seguir, abordaremos cinco fatores que demonstram a importância da psicoterapia e o porque de se considerar fazê-la, destacando os diversos benefícios que essa prática pode proporcionar:
1 - Autoconhecimento: A terapia proporciona uma oportunidade única de autoconhecimento. Ao trabalhar com um profissional qualificado, os indivíduos podem compreender melhor suas emoções, padrões de pensamento e comportamento. Por meio dessa consciência, torna-se possível identificar aspectos que precisam ser aprimorados ou transformados, gerados em um desenvolvimento pessoal mais significativo.
2- Gerenciamento de emoções, pensamentos e comportamentos: A psicoterapia oferece técnicas e instrumentos eficazes para o gerenciamento dos pensamentos que geram emoções, gerando assim comportamentos muitas vezes disfuncionais. Através do aprendizado de habilidades de enfrentamento e da compreensão das origens dessas emoções, os indivíduos podem encontrar meios mais saudáveis de lidar com os desafios diários, aumentando sua resiliência emocional.
3- Relações mais saudáveis: Os relacionamentos são fundamentais para o bem-estar emocional de uma pessoa. A terapia proporciona um espaço seguro para explorar questões interpessoais, ensinando habilidades de comunicação e empatia. Ao compreender melhor a si mesmo e aos outros, os indivíduos podem estabelecer relações mais saudáveis e fortes, seja no âmbito familiar, amoroso ou profissional.
4- Autoconfiança: A psicoterapia é uma das melhores formas de trabalharmos a autoconfiança. O profissional de psicologia tem a capacidade e habilidades necessária de avaliar os motivos da extrema insegurança, que pode gerar a falta de confiança em si e ajudar a superar sentimentos desconfortáveis e traumas.
5- Ressignificação de crenças disfuncionais: Crenças disfuncionais são “verdades” e avaliações sobre nós mesmos, outros e o mundo ao nosso redor. São as generalizações que unem nossas experiências, valores, estados internos e expectativas formando a nossa própria realidade. A terapia é a principal ferramenta para ressignificar essas crenças, auxiliando a desmistificá-las e substituí-las por crenças mais funcionais.
Desta forma, agora você pode compreender melhor como a prática da psicoterapia pode te ajudar a evoluir e cuidar melhor da sua saúde mental.
Se você se identificou com alguma destas razões acima citadas, o que está esperando para marcar sua sessão hoje mesmo? Posso te ajudar a estar de bem com a sua saúde mental!
Psicóloga Emilly Karoline
CRP: 03/19194