Postado por Rosane Targino de Medeiros em 31/07/2024 09:04
Como você tem se controlado a si mesmo? Será que você consegue fazer isso o tempo inteiro? 🤔
Manter um nível de controle é especialmente funcional para organização, fazer escolhas, ter autocontrole sobre os próprios comportamentos (ações), planejar carreira, relacionamentos... A capacidade de controle e autocontrole nos ajuda muito, desde a execução de tarefas planejadas até o controle/regulação das emoções.
Perder o controle da situação, normalmente, tende a ser algo bastante angustiante e pode desencadear emoções de natureza desagradável (mas fundamentais), como medo, ansiedade e raiva.
A linha entre o controle saudável e o excesso de controle pode ser sutil/tênue. Isso porque o medo de perder o controle é compreendido pela pessoa (🧠 cérebro) como algo ameaçador, o que leva uma pessoa altamente controladora a perceber a situação como insuportável, intolerável!
O medo (desproporcional), a preocupação e a relutância em pensar formas alternativas dão espaço à rigidez (cognitiva) na forma de pensar, agir e interagir com pessoas. Quando extrema, essa necessidade de controlar tudo e todos pode resultar em transtornos de ansiedade e dificuldades acentuadas de lidar com imprevistos, além de dificuldades interpessoais. Essas formas de preocupação e ansiedade desadaptativa podem gerar consequências nefastas no dia a dia, como a inabilidade de resolução de problemas, baixa tolerância à incerteza, bem como alternativas extremas de ser “tudo ou nada”.
Pois este motivo, é importante que ao longo do planejamento de projetos e da vida diária, possamos lidar com expectativas reais em relação ao manejo das situações, ao que compete a cada envolvido da situação, bem como estar ciente das contingências ( variáveis que podem ocorrer ou não) as quais podem estar presentes ou não no planejamento.
🥵 Ufa! Então, como gerenciar essa linha tênue entre controle funcional e controle exagerado?
A terapia ajuda na aprendizagem de criar (treinar seu cérebro) novas perspectivas de lidar com a situação.
- Lembre-se (🧠) é impossível controlar tudo e todos!
- Algumas situações não dependem exclusivamente de você.
- Quando 100% planejado sair de forma diferente do esperado, veja os pontos que deram certo.
- Reveja outras formas de lidar com a situação, assim você não reproduz a armadilha do 8 ou 80 – com controle saudável, ou seja, sem excessos.