Erro

Você tem que ter controle.

Postado por Letícia Proferi Toscano em 01/01/2025 22:29


Você sabe como fazer uma boa gestão do tempo?

Antes de responder a essa pergunta, vale fazer uma reflexão profunda sobre essa questão, analisando aspectos como a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.  

É isso mesmo! A gestão do tempo tem muito mais a ver com a sua saúde mental do que você pode imaginar. Isso porque problemas como ansiedade e estresse muitas vezes surgem em razão da falta de tempo ou do mau gerenciamento desse.

Como a gestão do tempo contribui para a saúde mental?

Sabemos que é trivial falar isso, mas a verdade é que vivemos em uma era em que o tempo tem sido cada vez mais escasso, não é mesmo?

A correria do dia a dia e a necessidade de exercer diversos papéis parece tornar impossível a realização de todas as atividades que queremos e precisamos realizar.

Essa falta de tempo, por sua vez, faz com que foquemos exclusivamente no trabalho, deixando outras áreas da vida de lado, como a prática de atividade física e de algum hobby, o encontro com os amigos, a interação com a família, etc. Nesse contexto, surgem ou se intensificam questões mentais e emocionais, como a ansiedade, o estresse e a depressão.

É por isso que é tão importante gerenciar melhor o tempo, pois, ao planejá-lo e organizá-lo melhor, conseguiremos ter o tempo necessário para cumprir com as nossas obrigações, mas sem deixar que nos falte a oportunidade para o cuidado com a saúde física e mental. 

Como fazer uma boa gestão do tempo?

 

Planeje seus dias 

Uma boa gestão começa pelo planejamento! Portanto, planeje os seus dias, deixando claro o que você precisa fazer, quando e onde. Isso vai te ajudar a entender quanto tempo levará para concluir determinada ação e, assim, se programar melhor.

O ideal é que você tire um dia da semana para fazer as listas com as tarefas diárias. Assim, evita-se perder tempo todos os dias com essa atividade.

Outra dica valiosa é fracionar as ações maiores em tarefas menores. Isso reduz a ansiedade, permite maior eficiência nas atividades e, ainda, aumenta as chances de você concluir cada etapa no prazo estimado, o que te ajuda a se manter sempre motivado.

2. Defina prioridades

Quando estiver fazendo o seu planejamento, coloque as tarefas em ordem de prioridade. Pense no que é mais importante para você e para o seu bem-estar na hora de criar essa classificação. E é claro: procure seguir à risca!

É importante saber que, por mais que realizar várias atividades ao mesmo tempo possa parecer produtivo, essa é uma atitude que pode atrapalhar bastante o foco. Sendo assim, defina as prioridades e execute uma de cada vez.

3. Anote tudo 

Nada de contar apenas com a memória. O ideal é que todo o planejamento seja inteiramente anotado. Afinal, deixar só por conta da cabeça pode fazer com que você esqueça de muitas tarefas e/ou ignore a ordem de prioridade dessas.

Sendo assim, tenha tudo sempre anotado, seja de forma manuscrita em uma agenda ou em aplicativo no celular, por exemplo. O importante é deixar registrado para que você não se esqueça e possa dar o “check” depois.

Separe tempo para os momentos de lazer

Como mencionamos no início deste conteúdo, o lazer também deve aparecer no seu planejamento de gestão de tempo, principalmente quando pensamos na saúde mental.

Isso porque, se você não o fizer, dificilmente conseguirá tirar um tempo para descansar e relaxar, pois estará sempre imerso nas obrigações. 

Acontece que essa é uma forma de negligenciar completamente a sua saúde e as suas emoções, acarretando em ansiedade, estresse, entre outras condições.

Portanto, não hesite em encaixar no seu planejamento os horários para o lazer!






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!