Vamos falar sobre Atendimento Psicológico Online?
Postado por Central Psicologia em 25/07/2017 14:45
O avanço tecnológico proporciona várias adaptações nos meios de comunicação, de trabalho, de assistência e não poderia ser diferente com a psicologia, esta área do saber que se faz presente em todos os cenários onde existe ação humana, por isso, tornou-se viável o atendimento online.
O atendimento psicológico através de meios tecnológicos é reconhecido e regulamentado pela Resolução CFP N° 011/ 2018.
Benefícios, Vantagens e Desvantagens
São vários os motivos pelos quais o atendimento online se torna vantajoso, abaixo estão descritos alguns destes benefícios e vantagens:
- Acessibilidade: atualmente a maioria da população possui acesso a um computador com internet;
- Conforto de casa: o ambiente é um dos aspectos mais importantes no setting terapêutico e, sem dúvida, o conforto da própria casa contribui com a evolução e facilita a adesão ao tratamento;
- Custo: este é outro benefício muito considerado, pois os valores das sessões online costumam ser mais amenos do que das sessões presenciais, justamente porque demanda menos despesa que um consultório físico;
- Anonimato: é um forte motivo pelo qual há procura pelo atendimento online e que proporciona maior abertura e menos autocensura do cliente;
- Sigilo: é uma responsabilidade obrigatória do psicólogo e o conteúdo dos atendimentos é de acesso apenas do psicólogo e do cliente;
- Uso de texto: atualmente são muitos os jovens que têm preferido se comunicar através de mensagens de texto à linguagem falada, o que faz com que este item também se torne um conforto a mais para muitas pessoas.
Por sua vez, a única desvantagem geralmente mencionada é que o atendimento psicológico deve garantir interação, percepção da linguagem não-verbal e das reações emocionais, porém esta desvantagem pode ser suficientemente suprida pelo uso dos recursos do Skype.
Recomendação do Atendimento Online
Não existe mais um limite de sessões para atendimentos online, mas é importante ressaltar que os quadros clínicos mais graves e severos devem ser encaminhados para atendimento presencial.
Tirando os casos mais graves, o atendimento online pode ser realizado em cima de qualquer tema, como por exemplo ansiedade, depressão, luto, problemas de relacionamento, questões da sexualidade e gênero, estresse, transtornos psicológicos como episódios depressivos, crises de pânico, fobias, entre outros.
Tipos de Atendimento
Os serviços psicológicos por meios tecnológicos podem ser realizados por diferentes tipos de atendimento, a saber: chat online, e-mail, skype. Além destes tipos, o CFP regulamenta também o atendimento via telefone. Cada modalidade de atendimento costuma ter custos diferentes. Abaixo há uma breve explicação sobre o funcionamento dos principais tipos, os quais são oferecidos no nosso site.
- Chat online: é uma forma de mensagem de texto instantânea presentes na plataforma online e compatível com computadores e celulares. Nós oferecemos um sistema de chat exclusivo, direto no site, compatível com dispositívos móveis, que também guarda o histórico. Saiba mais;
- Email: a troca de email requer mensagens mais longas, geralmente o site de atendimento online viabiliza um número determinado de respostas. Na Central Psicologia, adaptamos esse sistema para que esse atendimento seja feito diretamente no próprio site, sem a necessidade de acesso a um sistema externo de emails. Mais segurança, praticidade e compatibilidade com dispositivos móveis. Saiba mais;
- Skype: oferece tanto a troca de mensagens instantâneas como a possibilidade da percepção emocional devido à câmera que acompanha o atendimento, por isso, é o tipo mais fidedigno ao atendimento presencial. Saiba mais.
- WhatsApp (texto e/ou áudio): uma alternativa ao atendimento via texto, assim como o chat, porém com a possibilidade de também efetuar os atendimentos por áudio. Você, paciente, pode sempre optar se quer apenas texto ou áudio. Saiba mais.
- WhatsApp (vídeo): assim como o Skype, possibilita um contato mais próximo ao atendimento clínico, pois possibilita a interação áudio-visual entre paciente e psicólogo. Saiba mais.
Quem realiza o atendimento online?
O profissional que realiza o atendimento psicológico online deve ser um psicólogo graduado e com registro no CRP de sua região. Vale acrescentar que é de direito do cliente solicitar o número de tal registro para fins de verificação.
Além disso, o site que proporciona o atendimento online deve contemplar as exigências e possuir autorização do CFP. É importante assegurar que nosso site contempla todas as exigências e possui a autorização do Conselho, além de contar com profissionais capacitados.