Postado por Ariadine Eluane Oliveira Costa em 07/03/2024 13:33
Você já parou para pensar o quanto seus comportamentos podem derivar das crenças que você tem acerca de si, do outro, sobre o mundo e o futuro?
Você já percebeu que o que você pensa sobre determinada situação impacta diretamente nas emoções vivenciadas e consequentemente na forma como você vai se comportar?
A terapia cognitiva comportamental foi desenvolvida por Aaron Beck defende que o pensamento disfuncional que influência o humor e comportamento é comum a todos transtornos psicológicos.
O tratamento da Terapia Cognitiva Comportamental consiste justamente na constante identificação dos pensamentos disfuncionais que podem estar desencadeando um determinado transtorno psicológico e consequente comportamento desadaptativo, promovendo pensamentos mais realistas e adaptativos.
Através da promoção de pensamentos mais realistas acerca das situações, há um decréscimo na emoção negativa e consequentemente no comportamento mal adaptativo.
Em todas as formas de TCC derivadas do modelo de Beck, o tratamento está baseado em uma formulação cognitiva, que é chamada de conceituação cognitiva, nela são registradas as crenças mal adaptativas, as estratégias comportamentais e a manutenção dos fatores que caracterizam um transtorno específico e é justamente essa conceituação cognitiva que vai basear o plano de tratamento do cliente e estará durante toda a terapia sendo atualizado e baseando as futuras intervenções.
A forma de TCC derivada do modelo de Beck frequentemente incorpora técnicas de diversas psicoterapias baseadas em evidências, dentro de uma estrutura cognitiva.
Na TCC tradicional, seu terapeuta provavelmente o ajudaria a examinar a validade dos pensamentos que você tem diante de determinadas situações e através da promoção de novas perspectivas mais adaptativas e realistas consequentemente impactaria as emoções vivenciadas e posteriormente levaria a adoção de comportamentos mais funcionais.
A Terapia Cognitiva Comportamental tem sido amplamente testada desde que foram publicados os primeiros estudos científicos em 1977 (RUSH et al., 1977). Até o momento, mais de 2.000 estudos científicos demonstram a eficácia da TCC para uma ampla gama de transtornos psiquiátricos, problemas psicológicos e problemas médicos com componentes psicológicos. Muitos estudos também mostraram que a TCC ajuda na prevenção e redução da severidade de futuros episodios.
• Princípios da Terapia Cognitiva Comportamental:
1. Os planos de tratamento na TCC estão baseados em uma conceituação cognitiva.
2. A TCC requer uma aliança terapêutica sólida.
3. A TCC monitora continuamente o progresso do cliente.
4. A TCC é culturalmente adaptada e adapta o tratamento ao indivíduo.
5. A TCC enfatiza o positivo.
6. A TCC enfatiza a colaboração e participação ativa.
7. A TCC é aspiracional, baseada em valores e orientada para objetivos.
8. A TCC inicialmente enfatiza o presente.
9. A TCC é educativa.
10. A TCC é atenta ao tempo de tratamento.
11. As sessões de TCC são estruturadas.
12. A TCC utiliza a descoberta guiada e ensina os clientes a responderem às suas cognições disfuncionais.
13. A TCC inclui planos de ação (tarefa de casa da terapia).
14. A TCC utiliza uma variedade de técnicas para mudar o pensamento, humor e o comportamento.
Psicóloga Ariadine Eluane Oliveira Costa.
CRP 03/28633