Erro

Transtorno Disfórico Pré Menstrual - TDPM

Postado por Karim Cristina Silvestro em 22/07/2024 09:33


O transtorno disfórico pré menstrual é um disturbio que ocorre nos dias antes da menstruação, levando a alterações de humor muito intensas, irritabilidade extrema, bem como sintomas depressivos e ansiosos. Mulheres que sofrem desse transtorno são mais sensíveis aos efeitos desses hormônios. Ainda não está claro o que causa essa sensibilidade, porém alguns estudos sugerem que a predisposição genética contribui. 

O transtorno disfórico pré menstrual (TDPM) e a Síndrome pré-menstrual (SPM) são dois disturbios relacionados a sintomas que ocorrem uma ou duas semanas antes da menstruação e que melhoram após o inicio dela. Esses sintomas podem ser físicos, emocionais e comportamentais. Embora ambos os transtornos interfiram no dia a dia da mulher, a TDPM é a mais severa e, as vezes, incapacitante. 

Os sintomas que podem estar presente nesse transtorno são vários e incluem sintomas físicos como inchaço, dor nas mamas, auto do volume abdonimal, dor de cabeça e cansaço; os sintomas psiquicos se apresentam como; humor deprimido, ansiedade, irritabilidade, sensação de nervos a flor da pele e pode chegar até a ideação suícida.

Uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, proteínas magras, grãos integrais, podem ajudar a estabilizar os níveis de açucar no sangue e reduzir as oscilações de humor. Evitar o consumo excessivo de açucares, cafeína e alimentos processados também podem ser muito benéfico para as mulheres que sofrem de TDPM.

A psicologia desempenha um papel importante no entendimento e no tratamento da TDPM.Os psicólogos podem ajudar as mulheres a lidar com aspectos emocionais desse período, oferecendo estratégias para gerenciar o estresse, regular as emoções e promover o autocuidado.  

A psicologia cognitivo comportamental é indicada para essa queixa, pois é uma abordagem psicológica que está focada na reestruturação cognitiva e na resolução de problemas, e tanto os pensamentos mais adaptativos como as habilidades sociais, ficam bastante prejudicadas quando a mulher está em sofrimento durante a TDPM. Ela pode ajudar a identificar padrões de pensamentos negativos ou distorcidos e desenvolver estratégias para modificar esses padrões e melhorar o bem estar emocional.

é importante ressaltar que a TDPM pode afetar significativamente a qualidade de vida das mulheres, por isso buscar ajuda profissional, como a psicoterapia pode ser benéfico para aprender estratégias para lidar com sintomas e promover o bem estar emocional durante esse período do ciclo menstrual. 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!