Erro

Tenha hobbies em casa durante a quarentena

Postado por José Geraldo Ferreira da Silva em 04/08/2020 09:41:33


Por que é importante incorporar novas atividades (hobbies) em casa durante a quarentena? Tudo bem, senta aí que eu te explico:

Nós somos seres de hábitos e nos sentimos confortáveis com uma rotina pré-estabelecida. Quando nos deparamos com mudanças bruscas em nosso ambiente e rotina, como a atual situação de quarentena  provocada pelo surto do Coronavírus, sentimentos como medo e ansiedade ficam mais aflorados e a incerteza toma conta. A zona de conforto está nos nossos hábitos, ou seja, na rotina diária, porque nessa condição o nosso cérebro já conhece e domina todos os atalhos necessários para o sucesso da execução de cada etapa sem grandes esforços. Quando isso é tirado de nós, surge o desconforto emocional diante da incerteza por causa da perda do controle sobre as etapas envolvidas no processo.

De repente não se pode mais sair de casa e o direito de ir e vir foi restringido, na tentativa de conter o avanço do Coronavírus. Aí começa a avalanche de incertezas perante o futuro: algumas pessoas se questionam se estarão empregadas daqui a alguns meses, outras chegam a passar dificuldades financeiras e as mentes mais negativas cogitam até mesmo a hipótese de que nada melhor nos espera adiante, e é aí que o caos se instala na mente.

O cenário atual vem contribuindo para uma piora significativa da saúde mental de muitas pessoas e isso é percebido através dos noticiários e do aumento na procura por ajuda psicológica, que tem sido percebido pelos profissionais da área.

Outro ponto negativo da situação de confinamento é o tédio que, pelo menos por enquanto, não pode ser mais remediado pela saidinha ao bar, ao parque ou pela extravasada na academia. Agora o cidadão é obrigado a aprender a suportar esse tédio dentro de casa mesmo. Se sair o vírus pega, se ficar o tédio consome. Quais alternativas considerar então, já que muitas pessoas, principalmente aquelas que sofrem com alguns transtornos como ansiedade e depressão, têm os seus males agravados consideravelmente nesse período?

Você já deve ter ouvido bastante esta expressão: cabeça vazia é oficina do diabo. Sem me ater à religião,  mas me aproveitando da sabedoria popular, digo com absoluta certeza: A frase acima faz muito sentido, pois a ocupação da mente com algo frutífero provoca alterações químicas no nosso cérebro, e essas mudanças  propiciam maior sensação de prazer e de bem estar. Caso contrário, se você não trabalha com a sua mente de forma positiva, como por exemplo, tentar criar alguns hobbies em casa durante a quarentena, os pensamentos negativos tomam conta.

É por isso que, com o intuito de te ajudar a cuidar da sua saúde mental nesse momento de pandemia, eu fiz uma pesquisa na internet com as frases hobbies femininos e masculinos e compilei aqueles hobbies que podem ser praticados aí mesmo, no conforto da sua casa durante a quarentena. Veja com quais se identifica e comece agora a nutrir a sua mente de coisas boas.

1. Meditação

Como você acabou de perceber, a ansiedade exagerada pode tornar a nossa vida bem mais difícil durante este período de quarentena. Para desligar esse alarme da ansiedade que insiste em disparar constantemente sem necessidade, te deixando tão aflita(o), você precisa aprender algumas estratégias de mudança de comportamento e incorporar no seu cotidiano. Se fizer disso um de seus hobbies então, perfeito! Você pode começar por aqui, ou pesquisar na internet o termo meditação de atenção plena. Existem também alguns aplicativos como o Meditopia, o Calm e o The Mindfulness App que ensinam técnicasde meditação e respiração e são gratuitos.

2. Leitura de livros

Há quanto tempo você não exercita a sua mente com essa atividade que tem o poder de proporcionar inúmeras viagens pela imaginação, de fazer sonhar e, de quebra, agregar conhecimento? Enfim, se você perdeu o hábito de ler, saiba que a persistência cria hábitos. Bora começar? Em primeiro lugar, sugiro que acesse o site Veja Rio. Lá você encontra uma lista de sites para baixar livros de diversos autores nacionais e internacionais gratuitamente e de forma legal. Todavia, se preferir, você  pode acessar o site da Amazon, clicando aqui e ter acesso a muitos livros gratuitos para baixar.

3. Escrever um blog

Se você é uma pessoa que gosta de ler, pode ser interessante encontrar uma forma de propagar o conteúdo que você absorve com as suas leituras. Talvez seja difícil no começo, mas com a prática você pode começar a gostar de se expressar através da escrita de forma cada vez mais eficaz. Mas afinal, quem disse que precisa ser bom nisso para escrever, não é mesmo? O objetivo aqui é que você aprenda novas formas de aproveitar o seu tempo livre para se divertir. Além do mais, escrever é terapêutico, porque é uma alternativa saudável de externar as emoções durante a quarentena. Você pode criar um blog gratuito no WordPress para começar a deixar a sua imaginação fluir pelos dedos.

4. Culinária

Sem poder abrir as portas para receber os clientes, muitos estabelecimentos do ramo alimentício tiveram que se reinventar e passaram a oferecer alternativas como o delivery, o take away, entre outros para que você possa saborear a comida do seu restaurante predileto em casa. Isso é ótimo, mas que tal testar os seus dotes culinários e começar a se aventurar pela cozinha? Por outro lado, se você já faz isso e gosta, que tal dar uma caprichada no seu cardápio e aprender a cozinhar pratos novos?

Esta pode ser a chance de você passar a ver uma das atividades antes considerada como obrigação, com outros olhos, ou seja, como mais um dos hobbies que podem ser praticados em casa. Por isso, eu sugiro pesquisar pelo termo aulas de culinária online grátis e escolher a sua entre uma infinidade de aulas. O site Learn Café oferece mais de 161 cursos online grátis de culinária com certificado.

5. Caligrafia e lettering

Nos tempos atuais onde a informática se faz tão presente no nosso cotidiano, o uso de papel e caneta é coisa rara. Em contrapartida, como se sentiria se pudesse resgatar o prazer de escrever de forma ainda mais rica e prazerosa que antes? O que acha então de treinar a escrita manual aproveitando agora que você tem um pouco mais de tempo? Para encontrar o seu tutorial/curso gratuito, pesquise pelo termo Caligrafia e lettering no YouTube e faça aflorar o artista que existe dentro de você como mais um de seus hobbies em casa durante a quarentena.

6. Bordado, crochê ou tricô

Até algum tempo atrás, esse tipo de atividade era considerado coisa de velho. Somente as senhorinhas a exerciam como um de seus hobbies ou como forma de complementar a renda da casa. Mas atualmente, um público maior caiu nas graças da arte e se beneficiam de uma forma ou de outra da brincadeira. Se der uma olhada em canais do Youtube como Two BeeNat Petry e Clube do Bordado por exemplo, você poderá aprender a fazer a fazer bichinhos de tricô, maxicrochê e macramê e outras técnicas de execução de bordado, crochê e tricô.

7. Tocar violão

Aprender a tocar um instrumento, além de ser uma atividade muito prazeirosa, estimula áreas específicas do nosso cérebro, podendo nos deixar mais inteligentes. Melhora também a coordenação motora, bem como ajuda a retardar o envelhecimento da mente. Consequentemente, esses fatores combinados auxiliam na prevenção de demências. Enfim, temos aqui ótimos motivos para você começar a se interessar por esse hobby aproveitando o conforto da sua casa nesta quarentena! Acesse este link para escolher a sua aula gratuita.

Fontes:

UOL

El Hombre

Learn Cafe