Erro

SETEMBRO AMARELO: Mês de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio.

Postado por Agatha Valadão de Freitas em 10/09/2024 21:21


SETEMBRO AMARELO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O SUICÍDIO E VALORIZAÇÃO DA VIDA.
O suicídio é um fenômeno considerável que pode atingir pessoas de qualquer classe social, idade, gênero, etnia e religião. Reconhecer os sinais de alerta pode salvar vidas.
As estatísticas são alarmantes: a cada 40 segundos, estima-se que uma pessoa tira sua própria vida em algum lugar no mundo. Assim, o dia 10 de Setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Durante este mês inteiro, são abordados: verdades e mitos sobre esse fenômeno, que é questão de saúde pública, porém muitas vezes atravessado pela bioética, filosofia, espitirualidade e até mesmo estigma social e discrimininação, uma vez que a pessoa que tenha pensamentos suicidas e/ou que chega a esse ato extremo é considerada como alguém "covarde, com pouca vontade para enfrentamento da vida, alguém sem Deus, necessitada de chamar atenção", dentre outros discursos preconceituosos. Assim, além de informações, o Setembro Amarelo também busca trazer a realidade de que a pessoa que está passando por este dilema não está sozinha e desamparada, mas pode ser acolhida e auxiliada por pessoas próximas, ONGs, saúde pública (CAPS), tratamento adequado, etc.

ALGUMAS CAUSAS RELEVANTES:
Depressão; Transtorno bipolar; Processo de luto; Transtornos de personalidade: Estresse agudo intenso; Abuso de drogas, etc.

ALGUNS SINAIS IMPORTANTES:
Culpa, baixa autoestima, isolamento, falta de sentido para viver, sentir-se um fardo para as pessoas, desesperança, raiva ou impulsividade. Aumento do uso de álcool e/ou drogas, alterações do sono, etc.

SINAIS DE ALERTA VERBAIS:
"Eu quero morrer!"; "A morte pode ser a solução": "Eu não aguento mais isso!"; "Ninguém mais precisa de mim!"; "Estou cansado(a) da vida!"; "Eu não quero continuar."; "Estou exausto(a)"; "Não tem mais jeito".

COMO AJUDAR A PESSOA?
Não fazer julgamentos; Acolher o que ela compartilha; Psicoterapia + Psiquiatria; Monitoramento frequente; Se necessário, quebrar o sigilo e alertar as pessoas da convivência da pessoa..

CUIDAR DA SAÚDE MENTAL É PREVENIR O SUICÍDIO!
O tratamento adequado (psicoterapia+medicação) pode evitar atos extremos! Quebre o estigma social sobre os transtornos emocionais e se cuida! Busque ajuda especializada!

Ligue: 188. Centro de Valorização da Vida. Atendimento 24h. Acesse o site: www.cvv.org.br






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!