Postado por Flavia Franciny Costa Rojas em 05/08/2021 11:54
Essa frase, assim como muitos outros clichês, tem um fundo de verdade. Porém, devemos ficar atentos pois ela pode ser usada de forma errada e naturalizar situações que não deveriam ser toleradas.
Primeiramente podemos admitir que sim, conflitos em um relacionamento é algo normal.
Ainda que o casal se dê bem e tenha valores e interesses alinhados, é comum que em algum momento divergências apareçam. Uma frase dita de forma errada, opiniões contrárias ou a expressão de desejos que o outro desconhecia pode ser o estopim para um atrito na relação, por exemplo. Entretanto, apesar dos atritos existirem em vários níveis, o que irá determinar o impacto deles na relação não são os conflitos em si, mas a forma como o casal lida com eles.
Assim, em uma relação saudável, conflitos e brigas não se tornam algo a ser ignorado nem terminam em tentativas de separação, mas possibilitam uma discussão em que o casal expõe pontos de vista e buscam juntos soluções para o problema.
É através do fortalecimento desses aspectos que os conflitos conseguirão ter encaminhamentos produtivos e não um terreno fértil para se instalarem na rotina do casal. Assim, a forma como cada casal lida com os conflitos irá determinar os rumos que a relação toma diante de tema delicados. Isso envolve uma abertura para acolher as necessidades e dores do outro, ao mesmo tempo que encontra sustentação para expor as próprias demandas. Mas lembre-se, isso não deve partir em um tom de cobrança, mas compartilhamento e construção de caminhos possíveis na relação.
Isso de fato não é uma tarefa fácil, e nos mostra que o amor não é o único elemento que sustenta um relacionamento, mas toda uma base composta por respeito, cumplicidade, carinho, atenção, vulnerabilidade e tolerância. Individualmente, sempre vale se perguntar: De 0 a 10, o quanto a minha relação é saudável? De que forma eu estou lidando com os problemas na minha relação? Qual a minha responsabilidade nesses conflitos?
** Os conflitos e brigas citados no texto não se referem a violência física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Caso você esteja passando por algum(ns) tipo de violência, denuncie e busque ajuda profissional e da sua rede de apoio.
Psicóloga Flávia Costa
CRP 05/60279
Instagram psiflavia.costa
Whatsapp (21) 990065889
Para falar comigo clique aqui