Erro

Relacionamento Abusivo

Postado por Izabel Oliveira de Carvalho em 29/01/2024 00:01


O ato de relacionar-se está cada vez mais escasso, a geração atual está tóxica e com muitos problemas, houve uma perda significativa da razão, do respeito e do amor. O aumento de relacionamentos abusivos é uma realidade e dentre as alternativas para esta problemática, estão os estudos e as informações sobre esse assunto. 
O abuso pode ser classificado como: físico, psicológico, sexual, financeiro, patrimonial, tecnológico, intelectual e entre outros. Cada um deles possui seu grau e sua intensidade que leva a vítima a situações críticas, as vezes exposta a mais de um tipo de abuso, sendo colocada nesta situação por anos sem sequer a noção de tal ato abusivo. 

De acordo com diversos estudos de casos vemos que os abusos possuem um tipo de ciclo, ou seja, dentro de cada relação abusiva há um mecanismo como esses abusos ocorrem. Entender este padrão pode trazer uma consciência maior do tipo de relação que o casal está construindo. Veja o esquema:

Controle/Isolamento > Agressão > Pedido de PERDÃO > Reconstrução de vínculo  

Esse modelo acima é normalmente visualizado nos casos de relacionamentos abusivos. Primeiro o abusador começa com atitudes de controle, ele quer saber por onde a vítima andou?, o que fez?, com o que gastou tal valor?, porque procurou por tal pessoa nas redes sociais? começa então um tipo de "inferno" a vítima é exposta a diversas situações com intensidades irreais criadas pelo abusador. No segundo momento é visto a parte das agressões, onde a vítima sofre danos muita das vezes irreparáveis. Após a parte da violência (abuso) o tão comum "pedido de desculpas" e a promessa de mudança, o abusador jura que nunca mais agirá daquela forma, que o casal está passando apenas por uma fase difícil e entre outras milhares de "desculpas". Por último a reconstrução dos vínculos afetivos entre o casal, o momento em que todos os laços são retomados. Temos então, abusadores que possuem características baseadas nos excessos, nas mudançãs repentinas, na luta pelo poder e nos descontroles/brigas.
 
Se você identificou dentre o esquema acima algum detalhe que verifica em seu relacionamento, fique alerta ao seguintes momentos abaixo: 
.
*diminui suas conquistas e opiniões; 
*afasta de amigos e familiares;
*gritos, brigas e confusões;
*ciúmes excessivos;
*controle da vida financeira; 
*proibições de vestimentas; 
*vigia seus hábitos, redes sociais, conversas;
*vive pedindo desculpas;
*impõe suas vontades, inclusive na hora do sexo;
*você possui inseguranças, medos e autoestima ferida;
*não visualiza o futuro da relação;   

Esses momentos acima são situações que encontramos (geralmente os psicólogos e pessoas próximas) nas falas de pessoas que estão em relacionamentos abusivos, o caminho para se "livrar" deste pesadelo é o conhecimento sobre o assunto e o autoconhecimento. Avalie o que você espera de uma relação e onde chegará com sua relação atual.
Muita das vezes é impossível sair sozinho de um relacionamento abusivo, caso tenha se identificado com esses pontos aqui descritos, procure ajuda o mais rápido!. Converse com algum familiar próximo de sua confiança e procure ajuda psicológica, possivelmente sua relação pode ser abusiva e você pode levar para seu futuro alguns traumas psíquicos. Não deixe para depois! 

Izabel Oliveira / CRP: 05/62755
Contato: 21 974664341 - izabelolipsi@gmail.com 



 

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!