Relação entre sobrecarga e a criança interior
Postado por Carla Carolina Venancio dos Santos em 25/06/2024 12:38
Muitas pessoas vivem suas vidas dando conta de tudo e de todos (e algumas vezes, menos de si), trabalho, família, cuidados, projetos extras.. Há casos que a pausa, momento de descanso não se fazem presentes e quando acontece chega a ser desconfortável.
No livro de Stefanie Stahl - “ Acolhendo sua criança interior”, ela traz uma reflexão muito pertinente para essa sensação tão comum e presente na clínica.
Por vezes, o excesso vem de um lugar de desvalorização/baixa estima sentido pela “criança sombra”.
Sendo assim, se você é uma pessoa que tem tendência a se sobrecarregar, tenha um diálogo com a sua criança sombra e diga a ela:
“Minha querida, nem sempre precisamos nos extenuar para sentir que temos valor. Você é valiosa, mesmo que descanse às vezes. Você precisa recarregar a bateria de tempos em tempos. Se esgotarmos nossos recursos, ninguém vai ser ganhando com isso”.
Esse comportamento é um dos principais sintomas/causas que levam a Síndrome de Bournout, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, é um estado de exaustão física, emocional e mental devido ao estresse frequente relacionado ao trabalho, sendo caracterizado por sintomas como falta de energia, sentimentos negativos e queda da produtividade. A síndrome de burnout é mais comum em profissões que precisam lidar com muita pressão e responsabilidade, como professores ou profissionais de saúde, e pessoas mais competitivas, comprometidas e que necessitam manter controle constante de suas tarefas.
Tendo com principais sintomas:
1. Sensação constante de negatividade: O burnout pode causar sensação constante de negatividade, fazendo com que a pessoa se sinta incapaz, sem esperança, desamparada, insatisfeita com os resultados do seu trabalho e desmotivada para enfrentar as dificuldades.
2. Cansaço físico e mental: É comum pessoas com burnout sentirem cansaço constante, excessivo e difícil de recuperar, que pode causar dificuldade de planejamento, memória e raciocínio, por exemplo.
3. Falta de motivação: Uma característica comum do burnout é a falta de motivação para atividades não relacionadas ao trabalho, como ver televisão, ler um livro ou estar com outras pessoas, devido ao cansaço e esgotamento de energia.
4. Dificuldade de concentração: Pessoas com burnout podem sentir dificuldade para se concentrar no trabalho, escola e tarefas diárias, por exemplo, devido à exaustão física e/ou mental e dificuldades para dormir.
5. Sensação de falta de energia: A sensação de falta de energia é comum em pessoas com burnout devido ao cansaço e/ou estresse frequentes e a dificuldade para repousar.
6. Queda da produtividade no trabalho: A queda da produtividade no trabalho é um sintoma comum do burnout, devido à falta de energia, cansaço físico, esgotamento mental e alterações emocionais, especialmente a sensação de negatividade, provocadas pelo estresse frequente.
7. Dificuldade para gostar das mesmas coisas: Também é comum que a pessoa com burnout sinta que já não gosta das mesmas coisas de que gostava anteriormente, como seu trabalho e atividade de lazer que fazia.
8. Alterações do humor: Alterações do humor são frequentes em caso de burnout, podendo surgir irritabilidade, tristeza, ansiedade, raiva e reações exageradas.
9. Sentimento de indiferença: Pessoas com burnout podem se tornar indiferentes quanto às tarefas que desempenham, pessoas com que trabalham ou mesmo pessoas importantes na sua vida, como amigos e familiares.