Postado por Alexandre de Oliveira Silva em 10/08/2022 17:06
Em terapia você aprende a equilibrar as emoções e viver com mais tranquilidade com os sentimentos, mesmo que esteja um pouco angustiado ou ansioso. Começa a experienciar as alegrias com mais intensidade e aprende gradualmente a lidar com maestria diante dos aborrecimentos. De forma mais sucinta, aprende a ter resiliência.
Existem várias coisas que se aprende em terapia, deixo abaixo apenas quatro que julgo muito importante e que vão te ajudar a ter um olhar do que é um processo de terapia baseado na psicologia. Ah, detalhe, deixo aqui minha visão com base na Terapia Cognitivo-comportamental. Mas se você não sabe, existem várias abordagens, como psicanálise, terapia comportamental, Gestalt-terapia, entre outras. Então bora lá!
1- Em terapia você aprende a organizar os pensamentos.
Sabe quando você passa por uma situação ou relembra um evento passado que te traz angústia? Aqueles que vem como tsunami e deixam você todo bagunçado, confuso e angustiado, podem até gerar ansiedade e crises do pânico, pode levar até a depressão.
Isso acontece porque você avaliou de uma forma disfuncional aquela situação, seu pensamento em relação ao evento traumático chega a ser como 100% verdadeiro. Em terapia você aprende a questioná-los e ver que ao reestruturá-los eles se tornam mais funcionais e a angústia e ansiedade tendem a diminuir.
2- Aprende a regular as emoções,
Após começar as organizar os pensamentos você percebe que suas emoções se tornam mais fluidas, você se torna mais livre e menos angustiado. Começa a entender seu mecanismo interno e aprende que está tudo bem, sentir o que sente. Começa a aceitar a vida com todas as suas emoções, sem precisar ficar questionando em demasia, ou se culpando por pensar de um jeito diferente dos demais.
3- Você aprende a controlar a ansiedade
Ter ansiedade é normal e preciso, escuto muito na sessão a pessoa dizer "eu não quero ter ansiedade'', na verdade, ela não quer experienciar de uma forma tão intensa. Ter ansiedade é necessário para a sobrevivência humana, é um alerta de perigo, o problema é que devido algum evento traumático a pessoa desenvolveu um nível patológico. E não tem nada de errado sentir um pouco de ansiedade em novas situações, o que não pode existir é a fuga ou evitação.
4- Começa a adquirir autoconhecimento.
Vive mais em paz consigo, respeitando os seus e os sentimentos e emoções dos outros. Começa a ter mais empatia com seu modo de sentir e respeita sem criticar seu estado de humor.
Enfim, vive em constante evolução, pois nenhum processo terapêutico vai ter fazer melhor em pouco tempo, é tudo um processo colaborativo que requer um tempo. Alguns, um pouco mais, outros, um pouco menos. Isso vai depender da sua vontade interna de querer mudança.
Então não deixe para amanhã o que se pode começar hoje.
Terapia não é um gasto, como muitas acham, é um investimento em você.
É se tornar uma nova versão a cada novo dia.