Erro

Por que sou ansioso?

Postado por Leonardo Tadeu Silva Souza Lima em 14/04/2021 14:48


A ansiedade é um sentimento normal e importante, fruto da capacidade humana de antecipar acontecimentos e se preparar para eles, mas no meio urbano em que vivemos, onde as informações circulam a velocidades cada vez maiores e as preocupações se impõem cada vez mais urgentes, muitos são tomados por graus incontroláveis desse sentimento. 
A pandemia do corona virus ressuscitou muitos sentimentos que ficavam escondidos na correria do dia-a-dia. De repente as pessoas passaram a ter de ficar em casa, isoladas, com o tempo que nunca tiveram para olhar pra si mesmas e a incerteza de quando tudo isso iria acabar; se manteriam os empregos, ficariam doentes, manteriam a vida... 
Ouve aumento no número de divórcios, de violência doméstica e, claro, de crises de ansiedade. Tudo isso é fruto do isolamento? É sim, mas é importante pensar que o isolamento social não criou esse sentimento, ele apenas deu evidência para o que já estava presente.

Uma crise de ansiedade pode ser entendida de várias maneiras, mas está sempre relacionada à intensificação de uma ansiedade já presente anteriormente. Ela pode se aparentar de duas maneiras:

ANSIEDADE CRONICA: Quando ela se desenvolve a longo prazo e persiste por bastante tempo, podendo ter alguns picos e
ANSIEDADE AGUDA: Quando aparece de forma intensa durante um curto período de tempo.

É mais ou menos como dizer que a ansiedade crônica é mais diluída enquanto sua versão aguda é mais concentrada nos picos ansiosos.


Mas, afinal pra que serve essa a ansiedade?

A ansiedade está relacionada a um instinto de sobrevivência conhecido como luta ou fuga. Essa é uma reação normal do nosso organismo, importante na época em que nossa espécie tinha que conviver com animais selvagens, é através dela que seu corpo sabe o que fazer quando você está pra ser atingido por um carro, está em um lugar alto com perigo de queda ou está em um local desconhecido. Enfim, sempre que nosso cérebro identifica um perigo, ele libera hormonios de reação. o coração acelera, aumentando a pressão arterial e preparando nosso corpo para lutar ou fugir imediatamente. 
O problema é que nosso corpo não é apenas uma máquina que funciona sem sentido de ser, ele é parte de nós e está reagindo o tempo todo aos nossos afetos. Diante de um sinal de perigo, seja algo que esteja de fato diante de você ou uma imaginação sua que pode ou não corresponder com um perigo na realidade, é acionada uma área do seu cérebro chamada Hipotálamo, que imediatamente ordena a liberação dos hormônios que coordenarão a reação do seu corpo. As partes do cérebro responsáveis pela interpretação racional dos fatos e formação de sentimentos conscientes podem trabalhar separadamente e é por isso que as vezes você não sabe porque está ansioso.
Um dos principais hormônios libertados pelo hipotálamo em situações de perigo é a adrenalina. A informação vai atravessar o corpo através do sistema nervoso até chegar às glândulas lá perto dos rins. As glândulas suprarrenais liberam a adrenalina que percorrere, rapidamente, todo o corpo e acelera todo o sistema, dando início a reação de luta ou fuga. A adrenalina vai agir sobre todo o organismo preparando o corpo para a reação emergencial.
Outro hormônio produzido pelas glândulas é a noradrenalina, que age de forma complementar a adrenalina e mantém o corpo em alerta para uma ação específica. Esses hormônios são importantes para nosso corpo e principalmente para nossa sobrevivência em situações de perigo, mas a ansiedade desmedida pode deixar seus níveis hormonais muito altos por muito tempo resultado em desequilíbrio e, ao longo do tempo, as chamadas doenças psicossomáticas.

Estamos reféns do corpo?

Diante desse cenário, muitas vezes nos sentimos tomados por essas forças que parecem mais poderosas do que nossa vontade e cada vez mais nos enfraquece psicologicamente. Mas, não se preocupe, você não está diante de uma força além; é sua própria força que age contra você mesmo, mas está descontrolada.

Como eu já falei, a áreas do nosso cérebro agem muitas vezes de forma separada, de modo que nós não temos consciência de todas as forças que circulam dentro de nós, é por esse motivo que se conhecer é tão importante. É muito comum que a gente fique assustado com sentimentos que "surgem do nada", que a gente se sinta impotente diante de angústias que não sabemos a razão, mas, em primeiro lugar, entenda que todos os seus sentimentos estão dentro do seu universo, está tudo ao seu alcance, saiba que é normal se sentir ansioso e a aceitação do seu sentimento é o primeiro passo para superá-lo.
Em segundo lugar, cuide de você, não há problema no mundo que seja mais prioritário do que você estar bem para seguir em frente. Uma boa alimentação, exercícios físicos, meditação, leituras e atividades construtivas vão te ajudar a reduzir sua ansiedade, mas é possível que isso não seja suficiente, nesse caso há profissionais para te auxiliar.
Muitas vezes, nossa ansiedade é um reação que se padronizou dentro de nós em momentos da nossa infância quando não tinhamos tantos recursos para lidar com situações normais na vida adulta. Diante de traumas, pressão e sobrecarga psicológica, podermos ressuscitar esses padrões vivendo assim num desequilíbrio emocional incompreendido.

Quando pedir ajuda?

A procura de um profissional de saúde não precisa acontecer no momento de um ataque, uma psicoterapia pode ser util em qualquer momento da nossa vida, mas geralmente, vamos deixando para dar atenção aos nossos desafetos quando a crise bate a porta.
Durante uma crise, você pode precisar se medicar para controlar sua ansiedade, mas é importante acompanhamento. Mesmo que você consiga um remédio controlado para seu sintomas, é muito perigoso tomar remédiós sem a prescrição de um psiquiatra, você pode ficar viciado e ter efeitos contrários ao que espera. Lembre-se, nenhum remédio cura a ansiedade, na dose dose certa, ele ajuda a controlar as crises, mas não substitui um tratamento mental.
Mesmo que seja para aproveitar a oportunidade para se conhecer melhor. A psicoterapia vai te ajudar muito, não só a lidar com sua ansiedade atual mas a se fortalecer para enfrentar dilemas no futuro. Identificar seus padrões, conhecer melhor seus desejos e ter um espaço só seu, onde você será ouvido sem julgamentos e terá um tempo exclusivo para pensar nas suas questões, são privilégios do tratamento psicoterápico.
Com a pandamia, a prática de tarapias online deslanchou, e se mostrou como uma alternativa prática e eficaz de tratamento. Se possui alguma dúvida, procure um profissional.

Se quiser falar comigo, será um prazer te ajudar.






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!