Erro

Por que sinto tanta ansiedade?

Postado por Maria Rita de Sousa Castilho Costa em 06/08/2024 15:37


A ansiedade é algo que está presente na vida de todas as pessoas, mas ela deve surgir em situações específicas, sempre que é necessário para autoproteção, porém quando os sintomas ficam intensos e constantes, é sinal que pode existir algum transtorno psicológico.

O medo e a preocupação persistentes, alteração de apetite e de humor, coração acelerado, suor, tontura e tensão muscular. Essas sensações desconfortáveis são rotineiras na vida de quem enfrenta a ansiedade, também conhecida pelo código CID F41.1, conforme informa na Classificação Internacional de Doenças.

Infelizmente, a ansiedade tem sido um problema cada vez mais presente no dia a dia da Sociedade, sendo capaz de provocar sérios problemas para o organismo, quanto para a mente.

Agora veja à seguir como acontece o Transtorno de Ansiedade: 

Como citado, sentir ansiedade é algo comum em todos nós, sendo um sentimento desagradável de apreensão e medo, diante da antecipação de situações de risco, muitas vezes inexistentes. Mas em que momento ela se transforma em um problema de saúde?

Normalmente, ocorre quando essa preocupação ou certeza de que algo negativo vai acontecer se torna intensa, constante e a duração dos sintomas aumenta.

Nesses momentos, as pessoas não conseguem manter-se no presente e sentem uma grande aflição, muitas vezes sem motivo real, passando a manifestar sintomas físicos também, como:

Sudorese, falta de ar, taquicardia, tremedeira, insônia, tontura, tensão muscular, visão turva, fraqueza, entre outros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, 264 milhões de pessoas enfrentam transtornos de ansiedade. E o Brasil lidera esse ranking, com 9,3% da população enfrentando esse problema.

O que pode causar a ansiedade?

A origem da ansiedade varia de indivíduo para indivíduo. No entanto, o fato é que os lugares que a pessoa frequenta, os amigos, a família, o trabalho, desequilíbrios químicos no cérebro ou algum trauma (sobretudo na infância), isoladamente ou combinado, podem contribuir para o surgimento do transtorno de ansiedade.

Além disso, outros gatilhos, como a insônia, o estresse, a falta de atividades de lazer e o sedentarismo também podem desencadear as manifestações do transtorno.

Por isso, é tão importante contar com um acompanhamento de saúde especializado, como de um(a) psicólogo(a). 

Agora me conta: Você tem sofrido com ansiedade excessiva? isso tem te tirado o sono? tem sentido vários sintomas físicos negativos? isso tem te prejudicado em suas relações sociais, em seu trabalho e realizações?

Então este é o momento certo de buscar ajuda psicológica. 

Estou aqui para apoiá-lo(a) em suas questões emocionais e ajudá-lo(a) nesta fase tão difícil que provavelmente esteja passando. 

Conte comigo!

 

Um abraço, 

Maria Rita S. Castilho Costa

Psicóloga - CRP 06/168661

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!