Postado por Camila Fernanda Lepinsck Ferreira em 23/07/2025 18:02
Você teve um dia cheio, fez mil coisas, está exausto… mas, na hora de dormir, o que acontece? Você pega o celular, assiste “só mais um episódio”, rola o feed, entra num buraco de vídeos e quando percebe, já são 2h da manhã.
Mesmo morrendo de sono, você adia o descanso só pra ter um momento seu. Isso tem nome: procrastinação vingativa da hora de dormir.
O que é procrastinação vingativa do sono?
É quando você poderia dormir mas escolhe (mesmo sem perceber) ficar acordado por lazer ou alívio emocional.
Não é insônia. É como se fosse uma forma de se vingar do dia corrido, de tentar compensar o tempo que você sente que perdeu resolvendo tudo menos você.
Por que fazemos isso?
Porque nosso cérebro busca prazer imediato. Depois de um dia puxado, ele prefere o conforto rápido de um vídeo, uma série ou rede social… do que pensar no cansaço do dia seguinte. E quando você sente que passou o dia todo vivendo para demandas externas, esse tempinho vira uma forma de resistência. Um jeito de dizer: "Agora, esse tempo é só meu."
Como mudar esse hábito sem abrir mão de você?
A boa notícia é que você não precisa escolher entre descansar e ter tempo pra si. Com algumas mudanças simples, é possível ter qualidade de vida sem abrir mão do autocuidado.
1. Faça pausas ao longo do dia
Pequenas pausas conscientes (nem que sejam 5 minutos) ajudam a reduzir aquela “fome” por lazer à noite.
2. Crie um ritual de sono prazeroso
Um chá, uma música leve, um aroma relaxante, luz baixa… tudo isso ajuda seu corpo a desacelerar.
3. Planeje algo bom pra manhã seguinte
Ter algo que te motive logo cedo pode te ajudar a querer dormir mais cedo e acordar com mais disposição.
4. Use alarmes ou recompensas
Estabeleça limites gentis pro uso do celular ou pense em formas de “se premiar” por dormir no horário. Dormir bem também pode ser conquistado com cuidado.
E se nada disso funcionar?
Talvez existam questões mais profundas por trás desse hábito e está tudo bem buscar ajuda. A procrastinação do sono pode ser um sintoma de esgotamento emocional, falta de tempo pra si, ou sensação de estar sempre “devendo” algo a alguém.
A terapia pode te ajudar a entender esses padrões e construir formas mais saudáveis de viver seu tempo. Se você se identificou com esse texto, entre em contato. Vamos conversar?
Psicóloga Camila Lepinsck | CRP: 06/204170
Contato: (11) 99250-8804 | Insta: @psico.camilalepinsck Email: psico.camilalepinsck@gmail.com