Postado por Izabel Oliveira de Carvalho em 16/04/2024 10:24
Diversos estudos avaliam a relação dos animais de estimação com a saúde física e mental dos seres humanos, eles são uma solução eficaz para o enfrentamento de diversos problemas clínicos como a depressão e a ansiedade.
Segundo pesquisas os donos de pets diminuem um menor risco de problemas com a pressão arteria, apresentam menos estresse, mais liberação de dopamina e serotonina ao brincar com os pets e inúmeros outros beneficios a saúde. Vale ressaltar que os pets não são terapia, mas sim, terapêuticos pois ser humano tem a necessidade do toque e da interação e eles podem ajudam muito nessa questão.
Agora, como criar uma rotina diária com os pets? Veja abaixo algumas dicas de como utilizar os animais para benefício da saúde mental:
1) Passeie com o Pet: Os animais adoram passear e esse pode ser um momento que não se resume apenas a sua função, mas, pode ser um caminho para a "cura" de problemas psicológicos e emocionais como a ansiedade, a angústia, o estresse e até mesmo a depressão. Abra um horário na sua rotina e leve seu "grande amigo" para passear, brinque com ele de bola ou apenas observe como ele gosta de correr. Este momento irá permitir que você viva e dê atenção ao "aqui e agora" , agradeça pelo momento presente que está acontecendo bem na sua frente. Uma dica: deixe o celular em casa ao sair com o pet, dedique-se ao momento em questão.
2) Menos Solidão: Os animais são geralmente muito sensitivos, eles observam cada passo e amam a rotina que possuem com seus donos, provavelmente você já ouviu a frase; quem tem um pet é mais feliz, isso porque esses animais criam um afeto com seus donos e auxiliam muito nos momentos de solidão. Se você mora sozinho, ter um pet pode ser uma solução incrível para lidar com o silêncio do lar e até mesmo para momentos em que gostaria de falar algo.
3) Novos amigos: Com toda certeza se você tem um pet você será insentivado a praticar exercícios e ter momentos de diversão. Os animais também auxiliam seus donos a sair de casa, o que leva a facilitar o processo de socialização, quando você for por exemplo a praça levá-lo para passear encontrará outras pessoas também, isso pode ajudar não só os adultos, mas as crianças. Dica: pacientes autistas e depressivos podem utilizar esta ferramenta para conseguir entrar em lugares que trazem incomodos, ajuda com as fobias e bem como os comportamentos estereotipados.
4) Toque: Como foi dito acima, os animais podem proporcionam aos indíviduos mais interação e toque físico, mas não apenas isso, o ato de ser responsável por um ser é uma tarefa que pode geral um senso de autoresponsabilidade, autocuidado e até mesmo autoestima. Crianças que possuem pets se desenvolvem mais rápidos e em casos clínicos como o autismo ou o transtorno de ansiedade o resultado é ainda mais benéfico.
Obs.: É de suma importância observar que o momento da adoção de um animal de estimação é uma escolha séria e que exige responsabilidades, este artigo busca entender os benefícios dos pets dentro de condições normativas. Vale ressaltar se não houver a condição para adiquirir um pet é melhor que essa escolha não seja uma alternativa, pois, eles demandam atenção, tempo e principalmente cuidado.
Consulte um profissional da área antes dessa escolha!
Izabel Oliveira - crp: 05/62755
Contato: 21 97466-4341
Referências: Google Imagens