Erro

PENSAMENTOS ANSIOSOS E AGORA COMO LIDAR COM ELES?

Postado por Karialiny Ferreira de Abreu em 12/01/2024 19:35


 

Pensamentos ansiosos às vezes podem surgir e roubar a nossa paz. Eles não são necessariamente um sinal de ansiedade descontrolada. Todas as pessoas podem ter pensamentos desse tipo, principalmente antes ou depois de experiências marcantes. Mesmo que seja difícil controlar a mente e se acalmar por alguns instantes, a tranquilidade retorna aos poucos.Esses pensamentos só se tornam um problema quando passam a acompanhar você no dia a dia, fazendo com que a sua ansiedade cresca desproporcionalmente  Segundo pesquisas, a maneira como nós pensamos influencia as nossas ações, crenças e sentimentos. Por essa razão, todos os dias devemos prestar atenção aos tipos de pensamentos que passam pela nossa mente.  Você já parou para refletir sobre isso? 

E como lidar com esses pensamentos? Para evitar o mal-estar e eventuais crises de ansiedade, a pessoa ansiosa precisa aprender a quebrar padrões de pensamento negativos.Leva tempo para desenvolver essa habilidade. Esses devaneios se multiplicam e se agrupam num piscar de olhos, prejudicando a percepção sobre a vida, trabalho e relacionamentos e si mesmo sem que as pessoas percebam. Além de autoconhecimento, é necessário praticar a auto vigília para obter um maior controle sobre a sua mente. Mas, como você está acostumado a pensar de uma certa forma, é bem provável que não consiga identificar todos os pensamentos ansiosos e combatê-los logo de cara.Não se sinta mal! Continue praticando a autopercepção que eventualmente você conseguirá identificar quando está se sentindo ansioso e lidar com os pensamentos provenientes desse sentimento. Logo abaixo, separamos três dicas que podem ser aplicadas em seu dia a dia para controlar a ansiedade e diminuir pensamentos desagradáveis assim que eles lhe afligirem.

1. Mude o foco

Uma técnica simples e muito utilizada na prática da meditação mindfulness é a mudança de foco. Imagine se colocando uma âncora mental em qualquer outro objeto além dos seus pensamentos negativos.

Pode ser o contato dos pés com o chão ou grama, movimentos do corpo durante a respiração, vai e vem das pessoas no ambiente, sons de um áudio relaxante, movimentos com as mãos, entre outros. Deixe essa âncora lá até que a sua atenção se afaste da ansiedade e retorne para o momento presente.

2.     Imagine o cenário oposto

Quando se encontrar numa espiral de pensamentos caóticos, pense exatamente no oposto. Por exemplo, na situação de devolver uma peça de roupa em uma loja mencionada anteriormente, em vez de se imaginar em uma posição de desconforto, visualize a situação dando certo.

Imagine o sorriso do atendente, as palavras calmas que saem da sua boca durante a conversa e o processo de devolução finalizado com sucesso.

Depois, se pergunte o que é mais provável acontecer: o cenário ruim ou o bom? Essa é uma forma de trazer um pouco de lógica para os pensamentos ansiosos, que costumam fugir da realidade.

3.     Faça uma atividade

Dê uma pausa do caos do mundo. Borde, cozinhe, tricote, faça artesanato, pinte ou qualquer coisa que utilize as mãos. Essas atividades requerem concentração total, logo você não tem tempo para pensar em coisas ruins ao focar nelas. Fazer uma caminhada ao som de um áudio gostoso, como músicas que despertam nostalgia e boas memórias ou afirmações positivas, também é uma maneira de se desligar do mundo e se concentrar em você.

Esse artigo lhe ajudou? 

Att: PSICÓLOGA KARIALINY FERREIRA 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!