Postado por Letícia Proferi Toscano em 22/12/2023 07:17
Apesar de ser algo ruim, todo mundo em algum momento da vida já teve pensamentos intrusivos. Acontece que algumas pessoas sofrem com esse problema de uma forma muito mais recorrente, o que afeta a saúde e a qualidade de vida.
Afinal, pode se tornar impossível executar tarefas simples do dia a dia em razão dos pensamentos indesejáveis e, em boa parte dos casos, aterrorizantes.
Mas você sabia que é possível afastar e combater os pensamentos intrusivos?
Os pensamentos intrusivos são aqueles que surgem de forma totalmente espontânea e indesejada em nossa mente. Eles causam bastante estranheza, pois não costumam se alinhar com os valores que a pessoa tem.
Inclusive, muitas pessoas quando passam por esses episódios acham que o pensamento intrusivo pode indicar um mau pressentimento ou até mesmo uma falha de caráter, o que costuma trazer bastante preocupação e angústia.
No entanto, convém mencionar que eles podem estar relacionados a alguma experiência negativa ou trauma do passado que ainda não foi superado.
Além da espontaneidade, os pensamentos intrusivos dão a sensação de falta de controle, uma vez que é necessário um esforço muito grande para afastá-los.
Como mencionamos, os pensamentos intrusivos podem acometer qualquer pessoa e a qualquer momento sem ter uma explicação.
No entanto, quando acontecem de uma forma recorrente, eles costumam estar associados a alguma condição psicológica, como:
Esses são os pensamentos intrusivos mais comuns. A mente da pessoa começa a criar cenários negativos de situações trágicas ou que causam bastante insegurança, como o pensamento de que será demitido, de que o avião cairá, de que alguém morrerá, etc.
É importante ressaltar que não há nenhuma comprovação ou indício de que a situação realmente vá acontecer. Portanto, são ideias realmente sem embasamento, que apenas servem para gerar angústia e ansiedade.
Os pensamentos intrusivos de cunho sexual também são comuns. Aqui, eles podem estar relacionados, por exemplo, à fantasia sexual e à infidelidade do parceiro.
Nesse cenário, o indivíduo pode ser invadido por um sentimento de vergonha, principalmente quando suas crenças não condizem com as fantasias sexuais imaginadas, e provocar crises no relacionamento devido às desconfianças excessivas.
Outro tipo de pensamento intrusivo é o agressivo. Nele, a mente do indivíduo cria cenas violentas, sendo que, em muitas delas, ele está agredindo pessoas queridas.
Apesar disso não significa que as ações pensadas serão realizadas, a pessoa costuma sofrer com o estresse e a angústia por ser capaz de pensar aquilo.
Quando os pensamentos intrusivos são sintomas de condições psicológicas, então é necessário tratar o devido transtorno de forma assertiva para solucionar essa questão.
Entretanto, nos casos em que os pensamentos intrusivos surgem sem estar necessariamente atrelados a uma condição, então saiba que é possível adotar algumas medidas e hábitos simples a fim de impedir que eles te incomodem.
Ou seja, você não os eliminará, mas saberá como lidar com eles.
estou a disposição para te auxiliar!