Erro

O que é força pra você?

Postado por Danilo José Garcez Rezende em 01/02/2024 14:46


Em muitos momentos nas nossas vidas nos dizem que precisamos ser fortes. Mas afinal, o que é ser forte? Quando procuramos no dicionário, a primeira definição de força que aparece é: “Qualquer causa capaz de produzir ou acelerar movimentos, oferecer resistência aos deslocamentos ou determinar deformação dos corpos.”

Ou seja, forte seria aquele capaz de quebrar barreiras e resistir a todos os desafios que a vida seja capaz de oferecer. Mas é muito comum interpretar força como algo que precisamos ter sozinhos. Para muitas pessoas, buscar ajuda é sinal de fraqueza, e a força verdadeira seria a capacidade de lidar com tudo sozinho.

Deixe-me oferecer mais um dos significados que o dicionário traz sobre força: “Causa que gera movimento; ação, agente, potência.” Aqui, força se assemelha à motivação. É a capacidade de gerar movimento, seja fisicamente ou nas situações da vida. É comum a todos nós termos momentos em que a motivação cai, nos sentimos pra baixo, desesperançados. Quando deixamos que outra pessoa nos ajude, nos ouça, nos auxilie, fica mais fácil retomar essa motivação, levantar e seguir em frente novamente!


É verdade que conseguimos mover muitas coisas de um lugar a outro sozinhos, mas quando precisamos mover um armário, um sofá, uma cama, geralmente pedimos ajuda. Porque seria diferente com os momentos difíceis de nossas vidas? O que haveria de errado em pedir ajuda para superar momentos de ansiedade, depressão, luto, entre outros desafios capazes de nos paralizar?

Ao longo da vida tomamos diversos caminhos diferentes e alguns são mais complicados que os outros. Mas não precisamos passar por eles sozinhos. Contar com outras pessoas não é entrar em dívida ou atestar fraqueza, mas sim deixar que alguém caminhe junto a você, torne sua jornada mais prazerosa e seus objetivos mais alcançáveis. É sempre bom ter alguém para nos ajudar a levantar quando escorregarmos no caminho. 

Será mesmo que pedir ajuda nos torna menos fortes? Penso ser o exato oposto. Não hesite em procurar ajuda, seja de familiares, amigos ou qualquer figura em quem possa confiar. E se precisar da minha, fique à vontade para entrar em contato!

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!