Postado por Mariane Aparecida Pereira em 11/10/2024 15:09
“O mundo machista e o lugar de servidão da mulher negra”
O sistema patriarcal em que fomos criados alimenta muito a questão de que as mulheres estão aqui para servir. É um trabalho invisível, que é feito todos os dias e não é nem ao menos notado, quem dirá reconhecido.
Mulheres negras, em especial, são marcadas por esse sistema, já que muitas vezes são as camareiras, as cozinheiras e domésticas nas residências e instituições afora, e seguem uma dupla jornada quando chegam em casa. Algumas ainda têm os filhos, estudos e a casa... Aí a casa, na maioria das vezes ocupada por um homem (com exceção das vezes em que foi comprar cigarro e nunca mais voltou) que acha que porque trabalha e é o provedor, faz muito e a mulher que fica cuidando dos filhos e do espaço DELES, pouco.
O que esse sistema quer de nós? Porque muitos homens se acham superiores e não são proativos a ponto de reconhecer que o trabalho doméstico é de quem suja e não se restringe a um órgão sexual?! Afinal, a gente não precisa desse órgão para o trabalho, o que precisamos é de dedicação, vontade e ação.
Os homens que são criados dessa forma tão tradicional, em que “meninos não choram” e “não fale sobre suas emoções”, e como isso cria um sistema que machuca não só eles mesmos, mas também mata mulheres.
Um lugar onde mulheres que adoecem e tornam-se disfuncionais são abandonadas, traídas e solitárias. Temos exemplos de casos públicos, onde o abandono não se restringe somente à classe social, isso também acontece com mulheres economicamente favorecidas.
Felizmente, as coisas vêm avançando e não são todos os homens que agem dessa forma, mas a grande maioria deles. O lugar em que nos foi colocado precisa mudar, nós precisamos mudar, a forma como educamos precisa mudar, para que a nova geração não continue reproduzindo esse sistema falido.
Nós mulheres estamos exaustas, talvez isso justifique a solidão de muitas dessas. “Antes só, do que mal acompanhada, já dizia o velho ditado”.
É preciso que homens atravessem esse portal, para ser parte da casa, da família e até ser pai de fato, que requer que o homem queira estar ali e participar de todos os dilemas que acontecem e também das partes boas, claro. Isso só acontece se esse homem decide atravessar esse sistema.
Portanto, desejem melhorar, pois, exaustão também gera raiva, tristeza e adoecimento!