Erro

O importante é ser você mesmo que seja estranho!

Postado por Keliane Alves Pereira em 14/10/2025 12:17


O importante é ser você mesmo que seja estranho

Você já ouviu falar da musica "máscara" da Pitty? O refrão é assim: “O importante é ser você mesmo, que seja estranho, seja você”. Se nunca ouviu, dê uma pesquisada para a gente refletir!

Desde cedo, somos ensinados a caber nas expectativas da família, no grupo de amigos, no padrão de beleza, no que é considerado “certo”. Vamos aprendendo a nos adaptar para não decepcionar, para não sermos rejeitados, para sermos aceitos. Mas, nesse processo de tentar ser o que esperam, muitas vezes nos perdemos de nós mesmos. É doloroso querer caber em lugares que não nos pertecem. 

 Quando alguém passa a negar o que sente, esconder o que pensa ou disfarçar o que é, o corpo e a mente começam a dar sinais: ansiedade, cansaço, um vazio difícil de nomear.

É nesse ponto que a música de Pitty se torna um lembrete: “O importante é ser você mesmo, que seja estranho, seja você”. Ser “estranho” não é um defeito (depende do que é considerado estranho) é uma forma de ser verdadeiro. Estranho é o que foge do padrão,  o que não se encaixa de nas expectativas dos outros. A Terapia Cognitivo-Comportamental ajuda a compreender como muitas das nossas dores nascem de pensamentos automáticos e crenças rígidas sobre quem deveríamos ser. Quantas vezes acreditamos que precisamos ser perfeitos para sermos amados, agradáveis para não ficarmos sozinhos? São ideias aprendidas e repetidas, mas nem sempre verdadeiras. Quando começamos a questioná-las, abrimos espaço para uma vida mais leve e coerente com o que somos.

Ser você mesmo, ainda que pareça estranho, é viver livre. É escolher não se esconder, mesmo quando o medo da rejeição aparece. É olhar para si com gentileza e aceitar as partes que ainda estão em construção. Você é amado pelo o que é (deveria). Não precisamos mudar o nosso jeito para que gostem da gente. Tire a máscara do seu rosto e deixe as pessoas verem quem você é. Não vamos agradar a todos, mas há sempre alguém que gostará do nosso jeito de ser!

 

(...) Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja bizarro, bizarro, bizarro
Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja (...) 🎵

 

-------------------------------------------

Psicóloga Keliane Pereira
CRP: 06/168882
Contato: (11) 949866003
Instagram: @keliane_pereiraa

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!

Precisa de ajuda?