Erro

O ano é novo, e agora?

Postado por Izabel Oliveira de Carvalho em 10/01/2025 19:54


  A vida cotidiana é marcada por inicios e encerramentos de ciclos que geralmente são divididos por semanas, meses, trimentres, semestre, anos e assim por diante. O tempo é marcado por resultados do que avaliamos durante esses ciclos, por exemplo, no mês de dezembro é celebrado o Natal e a festa de Réveillon. O processo de avaliação do tempo pode alterar e até mesmo direcionar nossas emoções, nossos pensamentos e consequentemente influenciar nosso futuro, essa passagem acarreta grandes impactos na nossa saúde mental. Abaixo seguem algumas dicas do que fazer para elaborar este processo de uma maneira mais ampla: 

CRIAR METAS E OBJETIVOS: 
  Sabe aquelas listinhas para o próximo ano? pois bem, é um ótimo instrumento para planejar e amenizar os impactos emocionais gerados com os encerramentos de ciclos. Todo inicio de ano combina bem com uma boa listinha (risos), que são compostas por metas e objetivos. 
  Os objetivos são resultados que esperamos alcançar em determinado tempo, uma boa lista seria aquela que organiza os objeitivos esperados e os alinha de uma maneira consciente, não adianta colocar um objetivo fantasioso, é importante usar da honestidade e autenticidade para a sua elaboração. As metas são os marcos que alcançamos dentro dos nossos objetivos, por exemplo, o objetivo principal é dentro de 1 mês perder 4kg, as metas deste objetivo seriam os marcos alcançados durante as semanas deste mês, a cada semana perder 1kg. 

       OBJETIVOS .......................................... RESULTADOS QUE ESPERAMOS ALCANÇAR EM UM DETERMINADO TEMPO 
       METAS .................................................. MARCOS ALCANÇADOS DENTRO DOS OBJETIVOS


AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS PASSADOS: 
 Olhar para o passado como uma referência e buscar sua elaboração é um caminho saudável para a saúde mental, alinhar o planejamento com avaliação do que já se passou pode diminuir os riscos e trazer a sensação de que pode dar certo pela experiência passada já ter sido positivo. Não é saudável ficar preso aos resultados passados, mais tê-los como referencial é uma prudência, sabe aquela retrospectiva anual? não dá uma sensação boa?! 

NADA DE COMPARAÇÕES: 
  Um detalhe primordial da nosso elaboração individual é entender que ela é individual, ou seja, muita das vezes as comparações atrapalham o alcance de metas e consequentemente dos nossos objetivos. O mundo atual é muito visual, observamos tudo e todos, é importante entendermos que somos seres únicos e com nossas habilidades, inteligências, motivações, desafios e dificuldades, você é um vitorioso apenas por iniciar seu projeto, não desanime com as comparações. 

Desejos a todos um excelente 2025! 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Izabel Oliveira de Carvalho 
CRP: 05/62755 

Telefone: 21974664341
E-mail: izabelolipsi@gmail.com 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!