Postado por José Geraldo Ferreira da Silva em 23/04/2018 20:37
Passamos pela vida querendo sempre mais. Pensamos no amanhã, lamentamos os erros do passado e negligenciamos o presente, como se estivéssemos ligados no piloto automático.
Mindfulness é a forma de estar na vida e de viver com consciência cada momento da sua experiência. É perceber e sentir o momento presente com atenção plena.
Passamos pela vida querendo sempre mais. Pensamos no amanhã, lamentamos os erros do passado e negligenciamos o presente, como se estivéssemos ligados no piloto automático. E quando chega o amanhã, nos sentimos frustrados porque ele em pouco se parece com o que foi almejado. Desta forma, a frustração ocasiona mais ansiedade, preocupação e estresse, nos adoecendo.
A capacidade de respirar pelo diafragma é inata ao ser humano, mas é esquecida pelo adulto, ao passo em que a ansiedade, as preocupações e o estresse cotidianos se acumulam. Entretanto, essa prática pode ser reaprendida através dos exercícios de respiração, das técnicas de meditação e de programas de treinamento Mindfulness.
A prática Mindfulness - Atenção Plena, surge para nos ajudar a encontrar a paz nesse mundo tão frenético do qual fazemos parte, nos ensinar a dar um passo de cada vez e a saborear cada momento vivenciado.
Afinal, o momento presente é o único que se tem para viver e ser feliz, porque o passado já aconteceu e não ocupa a nossa experiência atual. O futuro é apenas projeção de uma imagem mental do que poderá ser e quanto a ele não temos controle.
Para viver no momento presente é preciso ter:
1º. Intenção
Querer estar mindful (atento), caso contrário estaremos em um estado de automatismo em relação à vida.
2º. Atenção
A atenção sempre acontece no presente momento e podemos levá-la para o que sentimos, vemos, ouvimos, pensamos.
3º. Atitude
É como olhamos aquilo que está presente. Em Mindfulness é desejável que esta atitude envolva abertura, curiosidade, gentileza e não julgamento.
Práticas de Mindfulness - Atenção Plena:
1. Estabeleça uma prática formal de meditação mindfulness diária – 10 a 20 minutos por dia.
2. Faça uma coisa de cada vez ao invés de executar várias ao mesmo tempo.
3. Execute as suas tarefas com calma e realmente presente no momento.
4. Faça pausas mindfull ao longo do dia – nestas pausas contemple o seu momento presente.
5. Observe o seu processo mental e reconheça se o seu pensamento tende a estar no passado ou no futuro.
6. Quando estiver falando com alguém, esteja realmente presente, atento somente ao que você diz e à fala do outro.
7. Faça refeições com atenção plena - não divida a sua atenção entre comer, ver televisão ou falar ao telefone ou ver e-mails.
Benefícios da Atenção Plena: redução de sintomas depressivos, de ansiedade, de estresse e de insônia, entre outros.
Viva plenamente cada momento presente do seu dia!
Clique aqui para agendar uma consulta com José Geraldo!
Fontes: http://mundomindfulness.eadbox.com/
Mark Williams e Danny Penman. Atenção Plena Mindfulness. Como encontrar a paz em um mundo frenético. Editora Sextante, 2011.