Erro

Mecanismos de Defesa, Estratégias de Enfrentamento e Desenvolvimento de Habilidades

Postado por Karoline Scarlet em 05/08/2023 13:00


O desenvolvimento de habilidades é um componente essencial no tratamento do TDAH sob a perspectiva psicanalítica. Compreender e modificar os mecanismos de defesa e estratégias de enfrentamento não apenas ajudam o paciente a lidar melhor com o transtorno, mas também contribuem para o crescimento emocional e o fortalecimento da personalidade.

Desenvolvimento de Habilidades:

Autoconhecimento: O processo de autoconhecimento é fundamental para o paciente com TDAH. Através da terapia psicanalítica, o indivíduo pode explorar suas emoções, padrões de comportamento e os gatilhos que desencadeiam seus sintomas. Com o autoconhecimento, ele ganha insights sobre suas próprias dinâmicas psíquicas e identifica os mecanismos de defesa que utiliza.

Autorregulação emocional: Aprender a lidar com as emoções é um aspecto crucial do tratamento do TDAH. O paciente é incentivado a identificar suas emoções e a desenvolver estratégias para expressá-las de forma saudável e adaptativa, reduzindo a necessidade de mecanismos de defesa como a evitação ou a projeção.

Estabelecimento de metas: O paciente com TDAH pode se beneficiar ao aprender a estabelecer metas realistas e alcançáveis, tanto a curto quanto a longo prazo. O terapeuta pode auxiliá-lo a criar um plano de ação para cumprir suas tarefas e responsabilidades, reduzindo a tendência ao hiperfoco ou à dispersão.

Habilidades de organização e planejamento: O desenvolvimento de habilidades de organização e planejamento é fundamental para lidar com a desatenção e impulsividade associadas ao TDAH. O terapeuta pode ajudar o paciente a encontrar técnicas eficazes para organizar suas atividades diárias, estabelecendo rotinas e prioridades.

Comunicação assertiva: A capacidade de expressar-se de forma clara e assertiva é importante para o paciente com TDAH, especialmente nas relações interpessoais. A terapia pode ajudá-lo a desenvolver a comunicação eficaz, favorecendo o entendimento mútuo e a redução de conflitos nas interações sociais.
Exemplo Prático: Aurora uma jovem de 15 anos com TDAH, durante a terapia psicanalítica, começou a desenvolver habilidades de autoconhecimento ao explorar suas inseguranças acadêmicas e as pressões que sentia em relação ao desempenho escolar. Ao identificar seus mecanismos de defesa de evitação e distração, Aurora aprendeu a autorregular suas emoções, reconhecendo a ansiedade associada ao medo de falhar. Com o auxílio do terapeuta, ela estabeleceu metas realistas e técnicas de organização para lidar com o planejamento de estudos. Além disso, Aurora praticou a comunicação assertiva para expressar suas necessidades aos professores e colegas, o que resultou em um ambiente mais compreensivo e colaborativo. Ao longo do tratamento, Aurora passou a demonstrar maior confiança em suas habilidades acadêmicas e emocionais, reduzindo a intensidade dos sintomas do TDAH.

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