Erro

Gestão do tempo e saúde mental

Postado por Izabel Oliveira de Carvalho em 05/04/2024 11:05


      Gestão em sua etimologia é um processo que engloba algumas funções como: planejar, organizar, dirigir e controlar. Pensando sobre a gestão do tempo, esta por sua vez seria a capacidade que um indivíduo tem que ordenar sua rotina de uma forma consciente e funcional, bem como, calcular quanto tempo é gasto em cada atividade afim de se obter produtividade e bem-estar. 
     A gestão do tempo está relacionada diretamente ao bem-estar físico, psiquico e emocional de um sujeito, pois, está habilidade proporciona uma visão clara e dinâmica sobre a vida, não significa facilidade, mas sim, praticidade e funcionalidade nas ações. 
     O cenário atual indica que a maioria dos indivíduos não possuem organização e planejamento das atividades cotidianas, por exemplo: os atrasos em ambientes de trabalho e ensino e até mesmo problemas nos relacionamentos devido ao não cumprimento do que é dito e planejado. Sabe-se que está desorganização pode ser uma comunicação de possíveis patologias clínicas, o que deve ser indicado e diagnósticado por um profissional capacitado. Agora, a grande pergunta: como obter a habilidade de gerir meu tempo? 
 

   Segue abaixo algumas orientações para fundamentação desta prática de gestão: 

1) Faça um plano! 
     Defina seus objetivos e metas, planeje seus horários e observe qual tarefa é mais importante no seu dia a dia (utilize uma forma hierárquica), nada sem planejamento tem um bom resultado. Gaste tempo e se necessário recursos financeiros para este planejamento, quando maior e mais detalhado mais as chances de dar certo. 

2) Observe quais são seus gatilhos! 
   Normalmente é observado que existe uma espécie de "sabotagem" para a realização das tarefas, exemplo: "irei a academia todos os dias!" cinco dias depois: "poxa não deu tempo, trabalhei demais!". 
O autoconhecimento é primordial para está observação, identificar os gatilhos e elaborá-los é uma saída eficaz para a gestão do tempo. Procure ajuda de um profissional! 

3) Evite a procrastinação! 
  Após planejar e organizar seus horários chegando na fase de execução, evite ao máximo procrastinar. Lembre-se: Fazer depois sempre acumula! 

4) Saiba dizer NÃO! 
  Ninguém gosta de receber uma resposta negativa, porém, muita das vezes esse NÃO é o maior aliado para quem está em busca da gestão do tempo. Entenda, você é a sua maior prioridade e sempre irá existir algo a ser feito. 

    Bem, algumas das dicas você possivelmente já conhece, o simplismente FAZER! Fica em destaque a parte do autoconhecimento e da elaboração, entender como o corpo funciona e o que traz felicidade é um caminho que certamente levará ao sucesso. Procure ajuda de um profissional especializado, as vezes a mudança que tanto procura está em você e na habilidade que ainda não foi desenvolvida. 


Autor: Izabel Oliveira - CRP: 05/62755 
Contato: 21 974664341 - izabelolipsi@gmail.com 
Pesquisas na internet: Google Imagens, Scielo gestão do tempo. 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!