Erro

Estratégias de Enfrentamento da Ansiedade

Postado por Christiano Paulo Kloss em 08/08/2023 16:48


Primeiramente, é importante que você saiba que ansiedade é uma emoção natural, mas quando se torna persistente e prejudicial, pode ser necessário adotar estratégias para enfrentá-la. Aqui estão algumas dicas que podem te auxiliar nesse processo:

  1. Respiração Diafragmática: Praticar a respiração profunda pode ajudar a acalmar o sistema nervoso e reduzir a ansiedade. Inspire profundamente pelo nariz, por aproximadamente 3 segundos, segure por aproximadamente 6 segundos e expire lentamente pela boca por aproximadamente 6 segundos. O tempo pode variar de pessoa para pessoa, o mais importante é tentar controlar os ciclos da sua respiração para que seu corpo consiga retornar o equilíbrio natural.

  2. Mindfulness e Meditação: A prática de mindfulness e meditação ajuda a focar no momento presente e a observar os pensamentos sem julgamento, reduzindo a preocupação com o futuro. Mas não se preocupe com os pensamentos aleatórios que virão no meio dessas práticas, deixe eles virem e retorne sua atenção para o que você está fazendo.

  3. Exercícios Físicos: A atividade física regular libera endorfinas, neurotransmissores que melhoram o humor e ajudam a reduzir a ansiedade.

  4. Dieta Balanceada: Uma alimentação saudável e equilibrada pode influenciar positivamente o equilíbrio químico do cérebro e contribuir para a redução da ansiedade.

  5. Sono Adequado: A falta de sono pode aumentar os níveis de ansiedade, te deixar mais impulsiva(o), com menos controle emocional e mais estrassada(o). A noite, evite fazer coisas que te dexarão mais agitada(o). Se possível, tenha uma luminária no quarto com luz amarela, e ligue apenas ela no quarto à noite. Esse tipo de luz é menos estimulante em relação as luzes brancas. 

  6. Limitar Cafeína e Álcool: Essas substâncias podem agravar os sintomas da ansiedade. Reduza o consumo para minimizar os efeitos.

  7. Autoconhecimento: Identificar os gatilhos da ansiedade ajuda a desenvolver estratégias específicas para enfrentar situações desafiadoras, por isso a importância da psicoterapia no processo de auxiliar na construção de recursos para lidar com o que tem te agustiado.

  8. Rede de apoio: Compartilhar seus sentimentos com amigos, familiares ou profissionais de saúde pode proporcionar suporte emocional.

  9. Administração do Estresse: Aprender técnicas para lidar com o estresse, como planejamento e organização, pode reduzir a ansiedade associada a tarefas e responsabilidades.

 

Lembre-se de que cada pessoa é única, e pode ser necessário experimentar diferentes estratégias para encontrar as que melhor funcionam para você. Se a ansiedade persistir ou se tornar debilitante, é importante buscar orientação de um profissional de saúde mental como um Psicólogo ou Psiquiátra.

 

Deixo o link de um E-book gratuíto sobre técnicas de alívio da ansiedade, que eu ajudei a elaborar para a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - "CLIQUE AQUI PARA ACESSAR" (basta clicar no tópico "ANSIEDADE: características e técnicas de alívio" dentro do site, que o E-book abrirá automaticamente).

Qualquer dúvida, ou se estiver buscando acompanhamento psicológico, fique a vontade para me contactar pelo WhatsApp (55)997202647






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!