Erro

Estagnação: como combater a sensação de vida estagnada

Postado por Letícia Proferi Toscano em 01/01/2024 14:36


Como movimentar uma vida estagnada?

Quebrar o ciclo da estagnação pode levar tempo. Esteja ciente de que talvez você precise confrontar questões do passado ou incômodos dos quais você tem fugido. Como mencionado anteriormente, os períodos em que nos encontramos estagnados são ótimos para obtermos ensinamentos importantes e nos desafiarmos.

Quando as pessoas movimentam as suas vidas estagnadas, dificilmente reencontram os impasses que as fizeram congelar no mesmo lugar. Elas crescem, amadurecem e seguem em frente, e você pode fazer o mesmo. Não sabe como? Não tem problema! 

Permita-se descansar

Uma vida estagnada também pode significar uma vida sobrecarregada.

Quando você está muito estressado, não consegue ter a mesma produtividade ou disposição para encarar o dia. A Síndrome de Burnout, ou esgotamento profissional, por exemplo, possui essa característica.

Por isso, permita-se relaxar por um período maior durante a semana e aproveite os finais de semana como eles deveriam ser aproveitados: descansando e curtindo com amigos, familiares ou sozinho. Descansar é cuidar da sua saúde mental e preservá-la para que você consiga funcionar cada vez melhor no dia a dia.

 

Modifique a sua rotina

Fazer a mesma coisa todo dia pode atingir um patamar exaustivo. A previsibilidade torna a vida sem graça e contribui para o aparecimento de diversas condições psicológicas, como a depressão, a ansiedade e até o pânico. Além disso, a explicação para você não ter conquistado nada nos últimos meses pode estar na sua rotina.

Modifique a maneira como faz as coisas. Adicione mais períodos de descontração. Inicie um curso ou um esporte. Saía com um colega de trabalho que você não tem muita intimidade. Viaje para um local nunca visitado. Você também pode tomar as rédeas da sua vida e forçá-la a entrar em movimento, sabia?

 

Viver de passado não é saudável. O que aconteceu já aconteceu. Parece um conceito de simples compreensão, mas não é. A sua mente pode estar tão apegada aos acontecimentos de outrora que você nem percebe quando emoções associadas ao passado emergem e interferem no presente.

Valorize a pessoa que você é hoje e aonde você chegou para incentivar a permanência do pensamento no momento presente. Se possuir conflitos internos que deseja resolver, procure um psicólogo para livrar-se de emoções e crenças debilitantes que o impedem de ter a vida que você deseja viver.

 

 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!