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ENTENDA O CICLO DA PROCRASTINAÇÃO

Postado por Karialiny Ferreira de Abreu em 20/01/2024 00:01


Procrastinação 

A procrastinação, que é aquela tendência a adiar tarefas e compromissos importantes em prol de atividades “mais prazerosas e imediatas”, é um desafio enfrentado por muitas pessoas em seu cotidiano corporativo. Esse comportamento pode ser prejudicial à produtividade e à saúde mental

Qual o ciclo vicioso de quem procrastina

O adiamento de tarefas ou obrigações é frequentemente acionado por diversos fatores, tais como a falta de motivação, medo do fracasso, perfeccionismo ou até mesmo por não se gostar ou se identificar com a atividade.

Alívio temporário, com justificativas que alimentam a procrastinação É comum a criação de justificativas que alimentam a decisão de adiar: “depois resolvo com mais calma” ou “vou concluir a mais simples primeiro!” ou “preciso de mais tempo para ficar perfeito!” ou “estava ocupado com outras coisas”, etc. Todas essas desculpas nos fazem pensar que estamos certos. Esse alívio passageiro apenas adia o confronto inevitável com a tarefa, perpetuando o ciclo da procrastinação. 

Se você está nesse ciclo vicioso, precisa parar, refletir e tentar identificar quais são as causas. O que alimenta a sua procrastinação? O que tenta defender ou garantir quando age dessa forma?

O que fazer para romper as barreiras e combater a procrastinação? 

Superar a procrastinação exige autoconsciência, esforço e autodisciplina. A repetição do ciclo vicioso traz muitos prejuízos à carreira: queda de produtividade, aumento do stress e ansiedade, prejuízo à autoestima; e pode impactar negativamente até nas relações pessoais. Abaixo, elenco algumas sugestões para a criação de um novo hábito: 

  • Sempre teremos pela frente atividades das quais não gostamos ou que as achamos muito complexas, mas, ao assumirmos um desafio profissional, somos responsáveis pelo “pacote completo”. Mude sua perspectiva e procure ver os ganhos que você terá se não negligenciar suas entregas.
  • Estabeleça prioridades para que você consiga gerir o seu tempo com mais efetividade. Classifique as tarefas em termos de urgência (com prazos iminentes) e importância (contribuem para seus objetivos de longo prazo). Avalie o impacto de cada atividade e o seu prazo de execução. 
  • Divida as grandes tarefas em pequenas etapas e estabeleça metas claras e prazos realistas. É comum ver profissionais lotando as suas agendas sem levar em consideração os imprevistos do ambiente corporativo ou estabelecendo prazos totalmente fora da realidade. Planeje e crie marcos de acompanhamento. 
  • Identifique os seus horários de maior produtividade e foco. Utilizar esse espaço de tempo para as atividades mais desafiadoras o ajudará a ser mais eficaz. 
  • Crie um ambiente livre de distrações porque elas podem levá-lo ao ciclo vicioso da procrastinação.
  • Desative as notificações de aplicativos e dos e-mails, defina horários para responder suas mensagens, olhar suas redes sociais e limite o tempo que será gasto.
  • Estabeleça os horários observando a dinâmica da empresa. Ex.: os e-mails mais importantes chegam a sua caixa de entrada no início do dia? Reserve os seus primeiros minutos para fazer isso. Negocie com as pessoas com quem você mais se comunica como funcionará essa organização.  
  • Ao sair de casa, compartilhe com a sua família como será o seu dia, em quais horários poderá atendê-los e o que eles devem fazer caso algo urgente aconteça. Com relação as suas redes sociais, opte pelos seus momentos de pausa ou fora do horário de expediente. 
  • Evite tentar ser multitarefa, intercalando atividade do trabalho com a pendência da faculdade. A falta de foco afeta a concentração e consequentemente a qualidade do trabalho. 
  • Mantenha o seu espaço de trabalho limpo e organizado. Crie atalhos no seu computador para facilitar a identificação dos arquivos mais importantes. 
  • Compartilhe metas e responsabilidades com os colegas de trabalho que apoiam suas atividades. Quando nossas entregas dependem da participação de outras pessoas, é importante transparência na negociação de prazos e comunicação constante. Reavalie as prioridades regularmente para ajustá-las, caso seja necessário.

ATT: PSICÓLOGA KARIALINY FERREIRA

 






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