Erro

Emoções e autoconhecimento

Postado por Joelma Santos Pereira Castilho em 06/05/2024 18:18


As emoções são naturais e inatas do ser humano, provocam alterações em nosso corpo, mente e no comportamento.
Emoções primárias são aquelas universais e que já nascemos com elas: alegria, medo, tristeza, raiva, nojo e surpresa.
Outras emoções vão surgindo conforme os processos cognitivos e vivências sociais, como a culpa, vergonha, ciúmes, entre outras.

As funções das nossas emoções são de sobrevivência, adaptação e proteção, ou seja, nos ajudam a lidar com o que acontece à nossa vida. Elas surgem para nos dar uma mensagem, indicando se algo está bom ou não, para reconhecermos se há perigo eminente, ajudam-nos a avaliar alternativas, mudar, recuar, e alertar sobre nossas necessidades.

Sendo assim, o problema não é sentir a emoção, mas a forma como lidamos, como expressamos o que sentimos, implicando em ações não tão assertivas, quando essas emoções estão em desequilíbrio.

❕❕As emoções são temporárias, assim como uma onda, elas vêm e vão.
A intensidade e duração dessas emoções, que irão sinalizar se estão em um nível saudável e útil ou não.

Por isso, a importância de aprendermos a reconhecer e nomear nossas emoções, e identificar o que as desencadeou, se foi uma lembrança ou uma situação. O que nos capacita a manejar a intensidade e direcionar para ações mais acertadas e racionais.
Sem emoções, a vida perderia sentido, brilho e conexões. Aprender a gerenciá-las não é deixar de sentir, mas sim aumentar a autoconsciência das suas emoções e comportamentos, o que tem um impacto positivo na sua relação interpessoal e intrapessoal, tomada de decisões, controle do estresse e na promoção de uma saúde mental mais saudável. 

O autoconhecimento é uma porta para adentrar em um processo de conhecer a si, compreender melhor sobre seus pensamentos, padrões de comportamentos, suas crenças, desejos, potencialidades, dificuldades e suas emoções. O autoconhecimento é uma habilidade que pode ser desenvolvida, trazendo diversos benefícios, tais como: fortalecimento da autoestima, aumento da autoconfiança, estabelecer limites; e uma excelente ferramenta para lidar melhor com suas reações emocionais.

Você está tendo dificuldades em reconhecer, expressar e lidar com suas emoções? Procure ajuda de um psicólogo!

Um abraço, 

Instagram: @joelmasantos.psi
Whatsapp: (17) 99286-6492






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!