Erro

Emagrecimento Mental

Postado por Izabel Oliveira de Carvalho em 05/02/2024 17:01


Parabéns pra você
Nesta data querida
Muitas felicidades, muitos anos de vida!


O que geralmente ocorre quando está canção acaba? Uma vela é apagada e um amigo para o primeiro pedaço é escolhido. Quase todas as comemorações são feitas com refeições e muitas bebidas, o ato de comer não é apenas nutritivo, mas sim, um comportamento automático que realizamos diariamente para nos relacionarmos, nos sentimos melhores e até mesmo fecharmos um negócio. 

Atualmente a alimentação sem responsabilidade e disciplina são os principais motivos para o ganho de peso, que tem como ponto de partida a nossa mente, ou seja, os comportamentos estão colocando o ato de comer como um recompensa.
A compulsão alimentar segundo estudos, é um dos princípais disturbios estudados e analisados, seus sintomas são: comer rápido demais e em pouco espaço de intervalo, exagerar na quantidade dos alimentos ingeridos e o mais comum, sentir-se culpado após as refeições. A briga entre: aumento de peso e o desejo pelo emagrecimento é um dos assuntos mais comentados em consultórios. 
Partindo do príncipio que comer é algo não só fiísico, mas emocional, fica a grande pergunta: Será que existe um emagrecimento mental? A resposta é sim!
 

O termo "emagrecimento mental" que aqui pontuamos, seriam os pensamentos que com muita análise construímos para resignificar o "comer". O estresse, a falta e dificuldades emocionais são os principais fatores para o aumento de peso, repensar os motivos que me levam a comer e o porque estou me alimentando por exemplo, são as perguntas deste "emagrecimento mental", observe abaixo como a análise mental pode auxiliar neste processo: 
 

1) Sou capaz!
Entenda bem o seguinte: o que eu penso normalmente eu sou, ou seja, se você pensa com objetivos e metas é muito possível que aconteça.O foco e determinação são os principais fatores para atingir a mudança de pensamento que alinhadas, resultam em um emagrecimento com realidade e fluidez. Observe o que te levou a seu estado atual, quais são os locais e horários dos excessos alimentares, se a comida tem sido uma recompensa ou punição e veja que você é capaz de administrar o que quiser no seu corpo e mente.  

2) Terapia! 
Para entender os motivos que levaram ao aumento de peso, a terapia é uma ferramenta fundamental para o autoconhecimento e a mudança de hábitos, você poderá vivenciar experiências e construir seu processo mais seguro com a ajuda de profissionais qualificados. Lembre-se, o conjunto de pequenos atos positivos que leva a mudança. 

3) Crie novos objetivos e metas!
 Observamos que é muito comum o paciente chegar no consultório e relatar que ja fez diversas análises e dietas restritivas e fracassou em todas, pois bem, é necessário visualizar que sua vida não gira em torno apenas da alimentação, foque em novos objetivos e metas, comece atividades nunca feitas antes e programe sua mente para imaginar e produzir. Reduza tempo nas redes socias, afinal é um brilhante gatilho que acarreta nas famosas comparações. Planeje uma atividade diária de bem estar e crie caminhos para elaborar sua falta emocional. 

4) Emagrecimento não é só aparência! 
Um corpo saúdavel produz atitudes saudáveis. Observe que seu emagrecimento é muito mais para sua saúde do que para sua aparência, quando há um plenitude entre: MENTE - CORPO - ALMA, muito provavelmente teremos uma plenitude nas  ATITUDES - ESCOLHAS - ANÁLISES. Faça acontecer! 

Obs.: O processo de emagrecer deve ser alinhado com uma equipe de profissionais, médicos, nutricionistas e psicólogos. 
Procure ajuda!
Você não está sozinho! 

Fontes: google fotos 
Autor: Izabel Oliveira de Carvalho (CRP: 05/62755)
Contatos: 21974664341 - izabelolipsi@gmail.com 
Redes Sociais: @izabel.ioc




 






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!