Postado por Izabel Oliveira de Carvalho em 07/10/2024 19:48
Conhecer o "par perfeito" é um desafio contemporâneo, são tantas as diferenças que os casais enfrentam, lidar com a personalidade e expectativa do outro é um milagre!
Segundo pesquisas 1 a cada 2 casamentos acabam em divórcio no Brasil, a pergunta que fica é a seguinte: quais os impactos desta decisão na saúde mental neste processo?
Em sua etimologia a palavra DIVÓRCIO significa SEPARAÇÃO, ou seja, é o rompimento legal e definitivo do casamento civil. Agora, qual significado para o emocional dos envolvidos?
Seja como for o processo de divórcio, ele é algo difícil e conflituoso, raras são as vezes que um casal consegue divorciar-se elaborando todas as questões previamente, alguns pacientes relatam que é um misto de emoções e sentimentos desgovernados. Para elaborarmos mais metodicamente abaixo descrevo algumas fases deste processo:
1ª FASE: NEGAÇÃO
Quando o casamento não vai bem uma elaboração interna sobre a possibilidade de uma separação começa, este é o momento em que o sujeito coloca na balança os pós e os contras, é uma fase na qual a dúvida em alguns casos se aflora, junto com essa elaboração observamos que uma negação começa a surgir, a esperança de encontrar um jeito para solucionar as questões e sustentar a todo custo o relacionamento rachado.
2ª FASE: RAIVA
Após o processo de negação, o sujeito começa a permitir que suas emoções falem por si só, a raiva e em alguns casos a ira são visualizadas. Os ressentimentos, as lembranças das injustiças e traições, grandes discurssões ou até mesmo conflitos envolvendo outras partes na familía.
3ª FASE: BARGANHA
Neste momento os envolvidos começam a fazer tentativas para negociar e evitar o fim do relacionamento. É muito comum os envolvidos procurarem ajuda psicológica, ajuda com terceiros e até mesmo utilizarem de promessas "mirabolantes" a fim de impressionarem o parceiro ou parceira para que não tomem a decisão do rompimento.
4ª FASE: DEPRESSÃO
É a fase de maior impacto para a saúde emocional dos envolvidos, quando a realidade da separação se estabelece, ou seja, quando a "ficha cai", o momento é marcado de dor e rebaixamento do humor em alguns casos. Sentimentos como: culpa, medo, angústia, solidão e desesperança são vividos de forma intensa.
5ª FASE: ACEITAÇÃO
O que chamamos de elaboração. Neste processo os indivíduos conseguem lidar com o fim e uma "luz no fim do tunel se estabelece", os parceiros conseguem seguir em frente e construir uma nova realidade para suas vidas.
Obs.: O processo de divórcio envolve não apenas os casais, mas os filhos e até mesmo parentes e amigos.
Cada processo é único e particular, vale ressaltar que alguns raros casais conseguem passar por este processo sem dor e de uma forma tranquila.
Obrigada pela leitura!
Izabel Oliveira
CRP: 05/62755