Erro

Desconstruindo mitos sobre a Terapia Cognitivo-Comportalmental: Muito Além de “Mudar" Pensamentos

Postado por Laurany Barbosa Santos em 23/04/2025 22:03


A TCC é uma abordagem fria e engessada?
Quando falamos sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), muitas pessoas ainda têm uma ideia equivocada de que essa abordagem é "fria", mecânica, centrada apenas em tarefas ou que desconsidera a história de vida do paciente. No entanto, isso não corresponde à realidade da prática da TCC. Embora ela utilize técnicas e tenha uma estrutura, seu foco é profundamente humano: entender o sofrimento de cada pessoa em sua individualidade e construir, em conjunto com o cliente, formas mais saudáveis de lidar com as questões. 

Ela não considera o passado do cliente?
Ao contrário da crítica de que a TCC ignora o passado, essa abordagem valoriza muito a história de vida da pessoa. Ela entende que experiências passadas, como perdas, traumas ou situações difíceis, moldam nossas crenças sobre nós mesmos, os outros e o mundo. Essas crenças, muitas vezes sem conseguirmos perceber, influenciam diretamente como interpretamos os acontecimentos do dia a dia. E, portanto, essa abordagem não passa por cima dessas vivências. Ao contrário, ela as considera essenciais para compreender os pensamentos, emoções e comportamentos atuais.

As sessões sempre têm tarefas de casas?
Outro mito comum é o de que a TCC se resume a “corrigir” pensamentos com frases prontas e passar tarefas de casa  Na prática, isso está bem longe da realidade. A TCC é um processo construído a partir do diálogo entre terapeuta e cliente, com respeito à individualidade de cada pessoa. Nem sempre são propostos exercícios entre as sessões, e quando isso acontece, eles só são incluídos se fizerem sentido para o momento e o perfil do cliente. O que ressalta que o mais importante é que o processo terapêutico seja leve, respeitoso e ajustado às necessidades de quem está ali.

"Mas eu acho muito superficial..."

Muitas vezes a abordagem é vista como superficial diante a interpretação de que ela foca apenas no presente e ignora o que a pessoa já vivencenciou. No entanto, a TCC considera sim a história de vida da pessoa, e muito, o que é fundamental inclusive no processo de compreensão do caso! Considerar o passado justamente pra entender de onde vêm certas crenças, padrões de pensamento e reações é muito importante no processo da terapia. Inclusive, é bem comum que situações antigas tenham papel central no que a pessoa está enfrentando agora e, portanto, a TCC busca usar essas informações de forma a auxiliar no presente.

Além disso, a TCC se preocupa profundamente com a relação entre terapeuta e cliente. Uma vez que, um dos pontos centrais para o sucesso da terapia é o vínculo de confiança, respeito e empatia. Sem isso, o processo terapêutico não acontece de forma eficaz. Por isso, o terapeuta em TCC escuta com atenção a história de vida da pessoa, acolhe seu sofrimento e adapta as intervenções de acordo com as necessidades únicas de cada indivíduo. Cada atendimento é único e é continuamente enfatizado a colaboração ativa do cliente e do terapeuta no processo terapêutico.

É um abordagem rígida?

Por fim, é importante lembrar que a TCC é uma abordagem que não significa que ela seja rígida ou superestruturada. Pelo contrário: ela é uma ferramenta poderosa de transformação, que une o conhecimento técnico com uma escuta sensível e personalizada. Em vez de apenas "mudar pensamentos", a TCC busca ajudar a pessoa a entender sua própria história, buscar formas mais saudáveis de lidar com as questões e construir um caminho de vida mais leve e consciente.

 

E aí, conseguiu desconstruir um pouco daquela visão engessada que muita gente tem sobre a TCC? 😊

A Terapia Cognitivo-Comportamental vai muito além de técnicas e tarefas. Ela é construída a partir de uma escuta acolhedora, respeitosa e personalizada, que leva em consideração a história, o momento de vida e as necessidades de cada pessoa.

Se você sente que seria interessante conhecer mais sobre esse processo ou conversar sobre questões que têm te incomodado, fique a vontade para entrar em contato. A psicoterapia pode ser um espaço transformador. 💛

Psicóloga Laurany Santos 

CRP 21/05697

Whatsapp: +5586995778052






X

Quer receber novidades?

Assine nossa newsletter!